Há um ano, o empresário Rubens Menin surpreendia o mercado mineiro com o anúncio da compra da Rádio Itatiaia. Na época, o compromisso assumido por ele foi o de manter o legado de credibilidade do veículo com sua audiência e, ao mesmo tempo, implantar uma era de modernização na “Rádio de Minas”.
Escolhido por Menin para comandar essa jornada, o gestor Diogo Gonçalves avalia que, nesses 12 meses, a mudança de administração se baseou essencialmente na simplificação e inovação dos processos, que foi associada ao lançamento de novos produtos voltados para o mercado digital. “Em um ano, muitas coisas foram e estão sendo desenvolvidas. Algumas já são perceptíveis, outras ainda serão vistas pelo público/mercado em breve. São muitos projetos em desenvolvimento”, afirma o presidente da rádio. Diogo lembra que Rubens Menin o convidou para transformar a Itatiaia em uma “rádio do futuro”. E, nesse contexto, o segmento digital conquistou status de prioritário no planejamento estratégico da nova gestão. O primeiro passo foi a profissionalização do marketing e o reposicionamento da marca, que foi revitalizada para se alinhar ao novo slogan, “Tudo que importa pra Minas”. “O rebranding da Itatiaia foi todo focado no digital. Como a rádio passou a ser vista, um novo visual foi pensado para o público que consome a Itatiaia através da internet”, explica Diogo Gonçalves. Três novos programas foram criados nesses 12 meses, assim como um departamento dedicado à inovação. Além disso, a programação completa passou a ser transmitida ao vivo no Youtube, inclusive as jornadas esportivas, um dos produtos de maior sucesso da Itatiaia. A empresa deu importantes passos rumo à sua internacionalização, ao se tornar a única rádio do Brasil com direitos de transmissão dos jogos da Champions League e o único veículo de comunicação de Minas Gerais a enviar repórter para Ucrânia para cobrir a guerra. Também participou da Expodubai, maior evento mundial de inovação, e da Feira Anual das Empresas de Radiodifusão, a NAB, em Las Vegas. “Acreditamos que, nesse mundo digital, podemos estar em todo lugar e trazer o que há de mais novo em radiodifusão e novas tecnologias para melhorar sempre nossos processos e produtos”, afirma Gonçalves. Também merece destaque a criação do Itatiaia GoUp, um evento focado no mercado publicitário para aproximar a rádio das grandes agências e trazer conteúdos relevantes para esse público. Para manter a tradição jornalística da Itatiaia e, ao mesmo tempo, impulsioná-la, a nova gestão investiu na ampliação da equipe com a contratação de novos profissionais. Em meio a esse trabalho, a Itatiaia chegou a ser rádio mais ouvida do país, segundo pesquisa Ibope divulgada em janeiro. Esse resultado foi inédito na história da empresa. Próximos passos Nos próximos meses, o processo de reestruturação da imagem deve ser concluído, segundo Diogo Gonçalves, assim como a nova sede. “Estamos finalizando nosso novo site e aplicativo, que serão lançados ainda nos próximos dias. E estamos finalizando a construção da nova sede”, diz ele. O executivo explica que a ideia da nova gestão, ao investir nesse espaço, é criar um ambiente favorável para que as pessoas queiram participar do projeto. Um ambiente para manter e atrair bons profissionais de mercado. “Será uma estrutura moderna, toda focada em nossa nova fase digital”, afirma.