“Para de ser penta!”, diz o slogan da campanha de cidadania lançada pela Rádio Globo e a agência WMcCann Rio. A mensagem é clara: “O Brasil tem que ser hexa no campo e campeão no dia a dia”, diz o locutor na assinatura dos spots de áudio, que vão ao ar a partir desta sexta-feira, dia 9, nas 35 emissoras da rede Rádio Globo.
“Buscamos uma forma bem-humorada para passar a mensagem que acreditamos estar no inconsciente de todos: que a herança da Copa pode ir além de um título, que podemos aproveitar para rever nossa postura como cidadão”, diz o diretor de criação da WMcCann Rio, Marcelo Pires, criador da campanha.
A cada peça de áudio, um tipo diferente de “penta” se apresenta: um cidadão que joga lixo na rua e se irrita em saber que agora existe multa para reprimir esta sujeira; um motorista que usa celular ao volante, avança sinais e estaciona em cima de calçadas; uma pessoa que não larga o celular nem na hora de sentar com os amigos numa mesa de bar ou restaurante; e um morador de edifício que não cumprimenta os vizinhos no elevador, entre outros. Em todos os casos, ao final do texto, ouve-se o coro: “Para de ser penta!”.
Além dos spots na programação, o projeto prevê um samba composto especialmente sobre o tema, de autoria dos produtores Alceu Maia e Luis Filipe de Lima – com letra de Pires e Claudio Henrique, diretor da emissora.
Ouça os spots:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Rádio Globo
CCO: Washington Olivetto
Criação: Marcelo Pires e Claudio Henrique
Producão: Rádio Globo
Aprovação: Claudio Henrique