É oficial! A Rádio Cidade não estará mais no dial 102.9 FM, a partir da próxima quarta-feira, 10 de fevereiro. Porém, isso definitivamente não significa que haverá qualquer mudança na aclamada programação da Rádio Rock do Rio, pelo contrário.
A Rádio Cidade continua com sua essência de sempre, mas agora foca na distribuição multiplataforma, mantendo toda a sua equipe, elenco de locutores, promoções exclusivas, programas, como Panorama, Cidade do Rock, Delivery e Radar 2.0 e aumenta o investimento na produção de conteúdo em áudio. Os ouvintes podem acessar o site radiocidade.fm e baixar o aplicativo oficial da rádio, disponível para os sistemas Android e iOS.
Estes canais permitem interação direta e em tempo real com os locutores e entre ouvintes por meio de chats, participação em enquetes e até mesmo definir quais são as músicas mais populares por meio de curtidas.
O movimento faz parte da estratégia de viabilizar a continuidade da marca. Apesar das mudanças de hábito no consumo de rádio imposto pela pandemia, a Rádio Cidade mostrou crescimento de 33% em sua audiência, alcançando o oitavo lugar no Ibope. Sua audiência on-line via áudio impacta 300 mil ouvintes por mês.
Para José Roberto Mahr, diretor artístico da Rádio Cidade, a situação causada pela pandemia antecipou uma tendência que seria inevitável em, no máximo, cinco anos. “O aumento da nossa audiência demonstra o envolvimento emocional do público com nossa programação e como somos importantes para cada um deles neste período complicado. Nós abrimos mãos do tradicional dial 102.9, para investir ainda mais na produção de conteúdo em áudio que será distribuído pelas nossas plataformas proprietárias, com diversas possibilidades de interação e de publicidade. Porém, nada impede de no futuro termos um outro dial aqui no Rio ou em qualquer lugar do país e do mundo replicando nosso conteúdo.” explica Mahr.
Guilherme Rianeli, diretor comercial da Cidade, acredita que haverá uma migração natural para as plataformas digitais. “O conteúdo que produzimos é o nosso maior patrimônio. Quando ele tem identificação com os ouvintes, acreditamos que será acessado independente do canal de distribuição. O consumo de entretenimento via áudio vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Com a chegada do 5G, junto com a expansão de novas tecnologias como o connected car e smart speakers, o rádio agora é híbrido em vários meios de distribuição em áudio. Estamos olhando para o futuro.”, comenta Rianeli.
Para o mercado publicitário, Rianeli vislumbra uma oportunidade sem precedentes para as marcas se comunicarem com a comunidade roqueira. “Agora, a Rádio Cidade mais do que uma emissora é uma plataforma de conteúdo em áudio. O diferencial é que temos uma base de fãs fiéis que consomem e interagem conosco por meio de chats e das nossas redes sociais. Temos soluções de comunicação altamente customizáveis e com mensuração assertiva para cada um dos nossos canais. Estamos recebendo excelentes feedbacks dos nossos clientes em relação à continuidade do projeto neste novo formato.”, enfatiza Rianeli.
Para os próximos meses, o conselho de conteúdo da Rádio Cidade planeja novidades na programação e conteúdos inéditos. Parte da estratégia inclui a distribuição exclusiva de um acervo histórico com gravações de Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Mamonas Assassinas, Cássia Eller e tantos outros artistas que se consagraram junto à evolução da marca.