terça-feira, janeiro 7, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosPrêmio Estadão Empresas Mais chega à segunda edição

Prêmio Estadão Empresas Mais chega à segunda edição

Pelo segundo ano consecutivo, Estadão, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), apresenta o prêmio Estadão Empresas Mais, com o objetivo de apontar as mais eficientes e avançadas empresas do Brasil. A premiação leva em conta o desempenho econômico e também as melhores práticas de gestão, com base em critérios pré-determinados pelo jornal e pela FIA. Serão analisadas 1,5 mil empresas, de 22 setores da economia, em todas as regiões do País.

Este ano, o ranking conta com a inserção do Quadrante de Governança. Esse novo item levará em conta o desempenho econômico das melhores empresas e será feito com base no método de avaliação de resultados desenvolvido pela FIA, o Quociente de Impacto (QI).

O Estadão Empresas Mais considera o desempenho e a rentabilidade em relação ao patrimônio e à receita da empresa, criando um score que permite destacar a melhor gestão e geração de resultados, mesmo em comparação com companhias de porte maior, ou que foram beneficiadas pelo acaso (por exemplo, pela alta do dólar). Diferentemente da perspectiva financeira, no QI predominam aspectos qualitativos para avaliação de seu desempenho.

O ranking tem como base a classificação da Boa Vista Serviços – também parceira do projeto. Não só os balanços, usualmente avaliados em função dos resultados financeiros por elas obtidos, serão analisados, mas, conforme metodologia desenvolvida com a FIA, no QI serão avaliados os resultados que elas entregam.

“Para o desenvolvimento do QI, que apontará as melhores de cada setor, avaliaremos um elenco de indicadores econômicos, comparados ao longo dos últimos anos e equalizando estatisticamente as empresas concorrentes de cada setor. Adicionalmente, as mais bem colocadas no levantamento geral nesse quesito serão convidadas a responder um questionário sobre governança. Dessa avaliação surgirá outra categoria de vencedores: as empresas que adotam as melhores práticas de governança corporativa”, explica o professor Sergio Assis, coordenador do projeto na Fundação.

As empresas com melhor índice são as que apresentam resultado mais consistente ao longo do histórico dos últimos anos, evitando o efeito artificial das que foram beneficiadas por um evento excepcional. “O ranking traz uma análise global das empresas em todos os ramos analisados. Mais do que apontar um ou outro destaque, o Estadão Empresas Mais visa a reconhecer as companhias que conseguem entender o momento da economia e obter bons desempenhos, de maneira consistente”, explica Flávio Pestana, diretor executivo Comercial do Estadão.

As 22 áreas que comporão o ranking do Estadão Empresas Mais são: Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Atacado e Distribuição; Bancos; Construção Civil e Serviços Especializados; Educação; Farmacêutica; Informática, Eletrodomésticos e Eletrônicos; Máquinas e Equipamentos; Metalurgia e Siderurgia; Mineração e Cimento; Papel e Celulose; Química e Petroquímica; Saúde; Seguros, Previdência, Capitalização e Fundos; Serviços; Telecom; Têxtil e Vestuário; Transportes; Utilidades e Serviços Públicos; Varejo; e Veículos e Autopeças.

A cerimônia de entrega do prêmio contará com a presença de cerca de 600 pessoas. No jornal, além da cobertura em suas páginas, será publicado caderno especial sobre o Estadão Empresas Mais. Um site dedicado, com acesso a assinantes, terá detalhes e análises de todas as empresas e setores. Na Rádio Estadão será apresentando o Boletim Empresas Mais, trazendo o ranking das melhores empresas e suas práticas de gestão no Brasil. Além disso, também será apresentado o programa Empresas Mais Consumidor, aos sábados e domingos, abordando temas relacionados com as melhores empresas divulgadas no ranking.

No dia seguinte ao evento de premiação, que acontece dia 30 de setembro (sexta-feira), estará à venda revista especial, com tiragem de 20 mil exemplares, circulação nacional e cerca de 400 páginas. Essa publicação terá chancela e análise do Broadcast, da Agência Estado.

Artigos relacionados

Novidades