João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes. Crédito: Renato Pizzutto
A quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia na próxima segunda-feira (15) os 23 vencedores da etapa nacional em um evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). A cerimônia, comandada pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, será transmitida ao vivo, a partir das 20h, no canal oficial da emissora no YouTube e exibida no domingo (21), às 23h, na tela da Band.
A parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila tem o objetivo de gerar impactos positivos em 5.568 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que, por meio da inteligência artificial, avalia o resultado de 72 indicadores. Seis pilares fundamentais são levados em consideração para alcançar a excelência: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Na ocasião, serão reveladas as melhores performances nas categorias até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes; e no IGMA, que faz a consolidação de todos os pilares por meio de um algoritmo próprio e reconhece a grande campeã em cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, de 100 mil a 500 mil habitantes, acima de 500 mil e capitais.
Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila são disponibilizados a qualquer pessoa que queira acompanhar a evolução da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, tido como o Oscar da administração pública, essa consagração faz toda a diferença. O material enviado pelas prefeituras passa por uma supervisão criteriosa do Instituto.
