O Grupo Pontomobi se reuniu com agências e anunciantes para discutir estratégias que contribuam para ampliar a presença das marcas no ambiente mobile. A ocasião também marcou o fim do ciclo da primeira edição do Mobility Index, pesquisa realizada pela Pontomobi para avaliar o grau de mobilidade de 275 marcas brasileiras, selecionadas a partir da lista dos 300 maiores anunciantes do País.
Com base em 70 itens de avaliação e três atributos – estabelecer presença, construir ferramenta e promover experiência, o Mobility Index apontou que apenas 16% das marcas pesquisadas possuem um grau de mobilidade que contempla estratégias mais elaboradas – o equivalente a 1 em cada 6. Já o número de marcas ainda sem presença relevante em mobile ultrapassa os 60%. Os resultados da pesquisa também geraram cinco perfis de empresas com base na atuação no ambiente móvel: Zero Mobile (32,4%), Mobile Curioso (31,6%), Mobile Básico (19,6%), Mobile Ready (11%) e Mobile Expert (5,4%).
“Isso demonstra que as empresas não estão assumindo a plataforma móvel em todo seu potencial. Tanto é que o budget para mobile ainda é muito pequeno se comparado ao tempo que o usuário passa nos dispositivos móveis, que já são a primeira tela dos brasileiros, ultrapassando a televisão”, comentou Léo Xavier, co-fundador e CEO do Grupo Pontomobi, ao destacar que o Mobility Index terá uma nova edição a cada seis meses, sendo que a próxima será publicada em dezembro deste ano.
Um dos convidados para compartilhar sua experiência durante o evento foi Rafael Caetano, diretor de Canais Eletrônicos e Vendas Online da Porto Seguro, uma das empresas apontadas como Mobile Expert pelo Mobility Index. Ele contou que a empresa tem trabalhado com base no conceito de mobile first, evidenciando o que é relevante para os negócios e trazendo o lado humano da prestação de serviços para o ambiente mobile. “A mobilidade está inserida na cultura da Porto Seguro desde 1996, com o uso dos pagers. Em 2011 desenvolvemos nosso primeiro aplicativo, hoje já são seis e lançaremos outros quatro até o final do ano. Além disso, 10% dos acessos ao nosso site institucional são por meio do mobile, o equivalente a 400 mil acessos por mês”.
Para André Fehlauer, diretor de produto da Smiles, outra empresa classificada na pesquisa como Mobile Expert, o mobile precisa existir como core, melhorando a experiência do usuário e gerando mais engajamento. “O mobile esbarra na mudança de cultura das empresas, já que, por trás dos aplicativos, há uma série de arranjos a serem feitos, pois a operação do negócio em si precisa estar no ambiente móvel. O crescimento dos acessos ao nosso site móvel é exponencial, com nível de conversão altíssimo, maior que do site convencional”.
Primeira empresa do mercado imobiliário a lançar um mobile site, a Coelho da Fonseca também integra o seleto grupo de Mobile Experts do Mobility Index da Pontomobi. A razão disso é que o mobile se tornou parte do dia a dia da imobiliária desde 2010. “Cerca de 25% dos clientes chegam até nós por meio de nossos aplicativos móveis”, disse o diretor de Marketing Digital e Relacionamento, Allan Fonseca.
Também faz parte da estratégia mobile da Coelho da Fonseca o desenvolvimento de campanhas segmentadas com base em recursos de geolocalização, cross media com offline e o Torpedo Imóvel. “Todas as placas de vende-se e aluga-se recebem códigos específicos pelos quais os interessados podem obter mais detalhes sobre o imóvel em tempo real, por meio de SMS. Já são mais de 5 mil placas espalhadas por São Paulo”, disse. Ainda segundo o executivo, a empresa faz treinamentos constantes de inovação e tecnologia com as áreas comerciais, com o objetivo de integrar os corretores a tecnologias que facilitem a venda.