A credibilidade do Grupo Bandeirantes e a criatividade de alunos de Jornalismo de duas renomadas universidades de São Paulo são a base do Primeira Notícia, projeto desenvolvido para as plataformas digitais do canal Bandnews TV, que entra no ar em 17 de agosto.
Alunos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado) vão colocar a mão na massa. Eles serão responsáveis pelas reportagens feitas para o streaming com uma linguagem totalmente digital. As histórias vão abordar superação, saúde, economia, comportamento, diversidade e também assuntos muito discutidos na sociedade, como política, meio ambiente e violência.
“O Bandnews TV completa 20 anos e nossos estagiários contribuem muito para o uso de novas tecnologias, novos formatos. Eles são muito ouvidos e, na maioria das vezes, conseguem ser efetivados. Essa troca entre experiência e novidade é muito saudável para o nosso telespectador”, conta Rosangela Lara, diretora-executiva do BandNews TV e idealizadora do projeto.
O futuros jornalistas da ESPM e da FAAP participam de reuniões de pauta com os profissionais do canal de notícias e também ficam por dentro das trajetórias e rotinas dos apresentadores Eduardo Castro e Isabel Mega (foto). Castro foi repórter, correspondente internacional e hoje apresenta o Jornal Bandnews Edição da Noite.
Para o jornalista, a oportunidade de trocar ideias com os novos colegas de profissão gera ganho para os dois lados. “Eles têm a oportunidade de ver, em um grande veículo, como é o real impacto do nosso trabalho e toda a responsabilidade que isso traz. Mas para nós também é muito bom, porque nos coloca em contato com as preocupações e impressões de quem está chegando às redações agora”, comenta Castro.
Isabel foi repórter em Brasília, acompanhou os bastidores da política e hoje apresenta do Expresso Bandnews. “Vai ser uma oportunidade bacana para trocar experiências com uma geração de jornalistas que já nasceu no digital. A minha geração pegou um boom de mudanças que foram acontecendo muito rápido. Foram as primeiras entradas por um celular, ainda cheias de improvisos, os primeiros vídeos e conteúdo pensados para redes sociais, as primeiras lives. Tudo ainda muito em adaptação de um modelo dos veículos tradicionais para as mídias digitais”, diz a apresentadora.