O “Estudo Metrô Salvador”, realizado pela JCDecaux em parceria com a empresa de pesquisas Offerwise, mostrou que 60% dos passageiros do Metrô de Salvador dizem que o principal motivo para usar esse meio de transporte é para ir ou voltar do trabalho. Além disso, 97% afirmam gostar de ver a publicidade no ambiente; 93% declaram que estão dispostos a interagir com as ações publicitárias; e 7 em cada 10 pessoas prestam atenção em todas ou na maior parte das propagandas.
Durante o percurso, 84% dos passageiros realizam uma ou mais atividades, como ouvir músicas (50%), ler notícias (26%), assistir vídeos (24%), observar outros passageiros (22%) e visualizar postagens de amigos e familiares nas redes sociais (20%). Há ainda quem aproveite o tempo para ler livros ou quadrinhos, ligar para amigos e familiares, pesquisar produtos e serviços ou mesmo acompanhar as notícias e propagandas nas telas internas dos trens. A maioria dos passageiros (51%) usa o metrô de 4 a 7 vezes por semana.
Além de ser efetivamente um meio de locomoção, o metrô também é utilizado como “ponto de encontro” para 83% dos entrevistados. Para 51% dos passageiros, funciona para ir a lojas e fazer compras, e 39% dizem que vendem produtos e usam as estações como pontos de entrega. Em ambas as linhas — Vermelha e Azul — e nas 22 estações que compõem o sistema, a estrutura é bastante elogiada pelos usuários, com destaque à iluminação, acessibilidade, limpeza, agilidade, organização, sustentabilidade e segurança.
Entre os participantes da pesquisa, 66% são mulheres e 34% homens, com 89% sendo parte da População Economicamente Ativa (PEA). A faixa etária média é de 36 anos, com predominância das classes sociais B (34%) e C (41%). Em relação ao grau de escolaridade, 45% dos passageiros têm ensino superior completo, e 43% ensino médio completo.
O estudo revelou que as duas linhas e as 22 estações do Metrô de Salvador reúnem pessoas com interesses, hábitos e destinos em comum. De uma forma geral, os temas de maior interesse entre os passageiros são Saúde; Educação; Música; Entretenimento, Filmes e Séries; Gastronomia, Alimentação e Bebidas.
Quando questionados sobre os hábitos, 83% dos entrevistados dizem “não viver sem” assistir filmes e séries na internet e em streamings; 82% afirmam praticar atividades ao ar livre, ir a parques e praias; 76% gostam de ir a shoppings; 68% se exercitam regularmente; 67% vão a restaurantes para almoçar ou jantar, mesma porcentagem dos que costumam ir a cinemas e teatros.
Oportunidades para os anunciantes locais e regionais
A pesquisa identificou que 7 em cada 10 passageiros prestam atenção em todas ou grande parte das propagandas expostas no metrô. As propagandas veiculadas nas telas internas dos trens são as que mais chamam a atenção das pessoas (98%), seguida das adesivações externas dos trens (97%), painéis estáticos dentro dos trens, painéis internos e adesivações internas (96%), ativações e projetos especiais (95%), além de painéis digitais com animações (93%).
Dos 97% dos usuários que afirmaram gostar de ver as propagandas no Metrô de Salvador, 60% relataram maior engajamento quando observam anúncios de promoções, ofertas e descontos; 56% quando o tema é sobre lançamentos de filmes e séries; 53% apreciam novidades em produtos e serviços; e 46% preferem as campanhas de turismo e lazer no geral.
“Esse estudo representa uma oportunidade exclusiva para que as marcas criem estratégias eficientes para seus negócios, com base nos hábitos de consumo e temas de interesse dos passageiros. Mais do que um meio de transporte, o metrô tornou-se um canal de comunicação importante entre os anunciantes e a audiência, com um potencial enorme para a divulgação de produtos e serviços de diversos segmentos”, comenta Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil.
O “Estudo Metrô Salvador” foi realizado pela JCDecaux em parceria com a Offerwise no segundo semestre de 2024, com 500 entrevistados. Além de destacar o perfil e os hábitos de consumo dos passageiros do Metrô Bahia, a pesquisa mostrou o impacto positivo das propagandas para os usuários desse tipo de transporte.