Com criação da agência LVL, a editora Panini lança campanha para apresentar álbum do Brasileirão 2018 – “Colecione toda a sua paixão”. O filme contou com um plano focado em influenciadores digitais para atingir o público-alvo do produto: crianças e jovens. A estratégia é fruto da parceria com o canal do YouTube FutParódias, que soma hoje mais de quatro milhões de inscritos e é conhecido por criar paródias musicais relacionadas a futebol.
Os criadores do canal, Dezão e Leon, entraram como parceiros para a cocriação da campanha, por ter afinidade com o target da marca e também trazer a música como foco principal de suas produções. De forma leve e divertida, a paródia destaca a saudade das figurinhas com o fim da Copa do Mundo e a boa notícia do retorno do produto para os colecionadores, a emoção de abrir os envelopes e descobrir os cromos – exaltando craques do futebol brasileiro –, a divertida troca de figurinhas e o campeonato de bater bafo, além do grande diferencial deste ano, a promoção de achou-ganhou do álbum.
“Com o aumento do mundo digital, acompanhamos o sucesso e o crescimento de engajamento de influenciadores e seus canais no YouTube, por isso resolvemos investir em uma campanha com o FutParódias, canal que caiu no gosto do público brasileiro, tornando-se sensação entre crianças e adolescentes”, diz Marcelo Adriano, gerente de marketing da Panini Brasil.
“Recebemos um briefing para criar uma estratégia diferente das realizadas em anos anteriores. Brasileiro é fanático por futebol e o Campeonato Brasileiro é um dos mais disputados do mundo. Pensando nisso, criamos o conceito “Colecione toda a sua paixão” para exaltar o fanatismo e a paixão que os torcedores carregam pelo futebol e pelo seu time. Dessa forma, trazemos a coleção como parte desse espírito”, diz Bruno Luiz, diretor de atendimento na LVL.
A marca analisou o comportamento do target e aliou ao principal canal de consumo de entretenimento desse público, o YouTube, que apresentou o tema futebol como um dos mais relevantes e mais consumidos. Foram mapeados os principais canais versus audiência, identificado o humor como um alicerce comum entre eles.
Com essa parceria, o filme para as mídias off-line também conta com partes da música. Assim, a divulgação do álbum oficial do Brasileirão 2018 está integrada com inserções em meios tradicionais – TVs aberta e fechada, mídia exterior (relógios), rádio, pontos de venda – e também nas mídias on-line, como a veiculação no próprio canal FutParódias.
Com o álbum, o público, além de colecionar, tem a chance de ganhar muitos prêmios. Durante a promoção achou-ganhou “Torcedor Fanático”, até 30 de novembro, os colecionadores podem encontrar mais de cinco mil prêmios dentro dos envelopes. Ao adquirir um envelope nos pontos de venda, o consumidor tem a chance de encontrar um sexto cromo valendo um smartphone, um tablet, uma bicicleta, uma bola de futebol ou um kit com 30 envelopes de figurinhas. O vale-brinde encontrado deve ser entregue a uma banca de jornal que comercialize o livro ilustrado.
Assista ao filme da campanha:
Ficha Técnica:
Agência: LVL
Anunciante: Panini
Produto: álbum do Brasileirão 2018
CEO: Roberto Campos
Direção de Criação: Leonardo Bazello
Redação: Alexandre Henrique e Rodrigo Barbosa
Direção de Arte: Tiago Embrizi
Planejamento: Pepo Penteado
Atendimento: Bruno Luiz, Deborah Egydio e Thais Göltl
Mídia: Thais Caruso e Brunno Froes
Aprovação do Cliente: Marcelo Adriano, Gabrielly Souza e Caroline Almeida
Produção
Produtora: Kalangus
Produção: ÁUDIO
Jingle: FutParódias