Acompanhando as principais transformações do mercado, as novas necessidades de comunicação no cenário urbano e sua expansão nacional, a PAD, um dos principais players de out-of-home no País, anuncia um rebranding completo, envolvendo novo nome e marca. Com o movimento, a empresa passa a atender por OOH Brasil, fazendo referência à experiência, credibilidade, criatividade e frequente evolução que a organização traz em seus quase 30 anos de atividade.
“O nome OOH Brasil carrega um compromisso nacional em si. Nossa expansão pelo País traz a responsabilidade de nos apresentarmos também de forma mais abrangente, como uma companhia moderna, 100% brasileira e que leva toda a experiência e reputação que construímos ao longo dessas últimas três décadas”, explica Felipe Davis, CEO da companhia. Desde 2021, a OOH Brasil vem ampliando sua presença no território nacional com a chegada em novas capitais a cada ano, tendo, até então, operações em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Fortaleza.
Para a advisor de marketing da marca, Caroline Snitcovski, “OOH Brasil traduz o que é ter autoridade sobre o segmento, acompanhando todas as novas tendências do mercado, com um posicionamento claro de ser referência nacional para a mídia out-of-home”. A coruja, símbolo histórico da PAD, continuará presente na nova marca, “mas agora com presença e olhar nacionais”, complementa Davis.
Presente em cinco capitais pelo Brasil, com circuitos digitais verticais de grande formato, a OOH Brasil tende a crescer esse número ainda mais com a chegada a novos mercados até o fim do ano, já contemplados no plano de expansão da companhia.
Recife
Reforçando o crescimento nacional da OOH Brasil, a empresa anuncia, junto à nova marca, a chegada de Recife ao seu portfólio. A capital pernambucana se junta a Fortaleza como hub de operação da companhia no Nordeste, uma das regiões de maior crescimento para o segmento de mídia OOH. No início de 2023, foi iniciada a implantação do circuito digital vertical da OOH Brasil na capital cearense, marcando o início dos negócios da empresa na região.
Os painéis digitais da OOH Brasil em Recife já estão sendo instalados neste mês de maio, localizados em avenidas com grande fluxo, priorizando cobertura, frequência e audiência. O circuito se estenderá desde Jaboatão dos Guararapes até a cidade de Olinda, abrangendo toda a região da capital pernambucana.
Para Felipe Davis, o Recife, bem como o Nordeste como um todo, está se tornando cada vez mais relevante para os anunciantes – e a mídia OOH é o canal mais interessante para criar conexão com os consumidores locais. “A região está em segundo lugar no ranking nacional IPC (Índice de Potencial de Consumo*), atrás apenas do Sudeste; e a capital Recife está entre as dez cidades com maior potencial de consumo no País. Estamos muito felizes com a chegada a esse centro tão importante e que será fundamental para o crescimento nacional da OOH Brasil, nos possibilitando criar presença e oportunidades para marcas de todos os segmentos da economia”, salienta o CEO.
Expansão e resultados
A OOH Brasil, que fechou 2022 com 190% de crescimento orgânico em relação ao ano anterior, continua seu plano de expansão com propósito e posicionamento claros: “Valorizamos tudo o que envolve a criatividade para que nossos ativos sejam produtivos e funcionais. Cada formato é desenvolvido para despertar o melhor das marcas. Transformamos o cenário urbano com criatividade e inteligência e entregamos resultados relevantes para os anunciantes, com consciência e responsabilidade social”, destaca Marcelo Pereira, diretor comercial nacional da OOH Brasil.
Além disso, no final de 2021 a companhia adquiriu 50% da operação da Retail Media, que possui presença maciça em mídias dentro de supermercados, drogarias, empórios e pet centers, entre outros, consolidando-se como um importante hub de mídia para a vertical de ambiente de consumo da OOH Brasil. “A Retail Media também vem expandindo a cada ano. Quando entramos na empresa, ela estava presente em quatro estados brasileiros. Pouco mais de 18 meses depois, já estamos em 23 estados e no Distrito Federal”, celebra Davis.
Sob o conceito de “Urban Media”, a OOH Brasil está atualmente em mais de 40 cidades ao redor do Brasil, com destaque para capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife. Focada em circuitos digitais verticais de grandes formatos, a operação tem como objetivo ir além de um veículo de mídia, gerando impacto positivo na vida das pessoas. Entre as últimas ações nesse sentido, destacam-se a utilização de energia 100% renovável na alimentação de seus ativos, além da parceria com a Urban Arts para destacar conteúdo artístico em suas telas, bem como mensagens sociais em conexões com datas como o Mês do Oceano, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Campanha de virada de marca
Para marcar este novo momento, a OOH Brasil ganha uma campanha de lançamento elaborada pela Dark Kitchen Creatives. Voltada aos profissionais de mídia e marketing do mercado publicitário, ela traz abordagens nominais a alguns dos expoentes desses departamentos, chamando-os pelo nome tanto em mídia digital quanto em todos ativos da empresa nas grandes metrópoles, com estratégia de veiculação otimizada por geolocalização e contextualização.
“Colocamos nas peças recados que transformam a mídia OOH e a digital praticamente em marketing direto, impactando e provocando, de maneira saudável e bem-humorada, os mídias, criativos e executivos de marketing contando que há algo novo para o trabalho deles e das marcas no dia a dia – e mostrando que, como já aconteceu por várias vezes, quem leva a esse ‘novo’ é a OOH Brasil”, explica Carlos Fonseca, coCCO da Dark Kitchen Creatives.
Outras peças também trazem destaque para o caráter pioneiro e inovador da OOH Brasil, reforçando fatos ainda pouco conhecidos pelos profissionais da indústria, como a empresa ter sido a primeira a comercializar espaços publicitários em bancas de revista, ser a pioneira em empenas estáticas em edifícios, além de atuar com ativos digitais desde 2006 no País. Todas as peças são finalizadas pela assinatura “O novo sempre foi a nossa marca. PAD agora é OOH Brasil”.
*estudo realizado pela Geofusion (especializada em inteligência geográfica de mercado) referente a 2022