A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, firma parceria com a SPcine e Hacklab para criar plataforma de vídeo digital sob demanda com filmes brasileiros, mas com um olhar especial para a produção paulista. Esta é a essência do Projeto SPVOD, uma parceria da Spcine, O2 Play e Hacklab. O anúncio foi feito no primeiro dia do Encontro Spcine.
Na ocasião, a Spcine anunciou um estudo com estatísticas do mercado audiovisual paulistano e um balanço de suas atividades ao longo dos dois últimos meses. “Em 2016, a Spcine inaugurou a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil. Agora, decidimos partir para outro desafio: criar uma janela para produtores brasileiros que lutam por espaço, especialmente os realizadores de filmes de nicho. Trata-se de uma nova prateleira com uma linha editorial selecionada e que será mais uma opção dentro do mercado de VOD”, afirma Gabriel Portela, coordenador do projeto pela Spcine.
Igor Kupstas, diretor da O2 Play, lembra que a conversa com a Spcine sobre a plataforma começou há um ano e meio. “Fico muito feliz que esteja dando frutos e sei que o expertise único de distribuição da O2 Play, que passa do cinema até o VOD, com o suporte do grupo O2, que por sua vez tem maestria em produção e pós produção, fará diferença neste consórcio e na vida de filmes brasileiros de nicho que procuram um lugar ao sol”.
O link para a plataforma já está no ar – http://vod.spcine.com.br/ – e disponível, por enquanto, para cadastro de usuários e realizadores.
“Criar uma startup tecnológica para fortalecer a nossa cultura é um grande desafio. Neste momento, é importante conversar com produtores que queiram participar da construção dessa plataforma. Juntos poderemos criar um modelo que dê viabilidade econômica à veiculação dos filmes de nicho”, diz Luis Henrique Fagundes, criador do Hacklab.
O lançamento da plataforma SPVOD acontecerá em janeiro de 2017.