domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículos“O Pulo do Gato” completa 50 anos na Rádio Bandeirantes

“O Pulo do Gato” completa 50 anos na Rádio Bandeirantes

O Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, comemora 50 anos neste domingo, 2 de abril, com uma edição especial que vai ao ar ao vivo, das 6h às 8h, trazendo áudios históricos armazenados no Centro de Documentação e Memória da emissora (CEDOM), vinhetas antigas, mensagens de autoridades, além de depoimentos de pessoas que fazem parte dessa trajetória, como os âncoras Pedro Campos e Silvania Alves, os locutores Pedro Luiz Ronco e Salomão Esper, Cláudio Junqueira, ex-repórter da rádio e autor do livro “Esse Gato Ninguém Segura”, e João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que fala da importância e relevância da atração para o legado da empresa.

Para celebrar a data, uma série de cinco capítulos também será transmitida a partir de segunda-feira (3) contando a história do programa e destacando os pontos cruciais que fazem dele um produto nacional, único e com audiência em constante renovação, sendo transmitido pelas mais de 50 emissoras da Rede Bandeirantes de Rádio. “Nosso objetivo é divulgar informações úteis para o ouvinte, que tenham impacto positivo em todas as regiões do Brasil”, afirma Thays Freitas, gerente de conteúdo da RB.

Durante 47 anos, O Pulo do Gato foi comandado ininterruptamente por José Paulo de Andrade, que faleceu em julho de 2020. “Em 1973, nós vivíamos sob censura. Uma das grandes alternativas era colocar a população em contato diretamente com as autoridades e foi o que mais marcou porque, de certa forma, você podia fazer as críticas que a ditadura não permitiria. Essa prestação de serviço acabou se consolidando exatamente pelo O Pulo do Gato e deu uma diretriz para todos os programas que vieram depois não só na Rádio Bandeirantes, como nas demais emissoras de São Paulo. Acho que esse foi o grande gancho: a utilidade pública levada ao pé da letra, indo buscar a reclamação e a solução do problema”, declarou o veterano em 1993.

A atração, considerada uma das mais tradicionais do rádio brasileiro, reúne informação precisa e muita prestação de serviço. O time de colunistas trata de temas como saúde, turismo e agronegócio. O consagrado quadro “Boca no Trombone” está sempre do lado de quem precisa resolver alguma adversidade. Outro diferencial é a audiência altamente engajada, que ajuda os apresentadores com informações e comentários.

Para Pedro Campos, que ancora O Pulo do Gato desde 2020, o segredo do sucesso é dar voz a quem precisa. “O Boca no Trombone foi criado para ajudar o público. No início da manhã, noticiamos tudo aquilo que quem está em casa ou já no trabalho precisa saber e também o que não pode esquecer. Trânsito, previsão do tempo, calendário de pagamentos do INSS, inscrições para concursos e vestibulares, entre outros. Claro que tivemos mudanças ao longo destes 50 anos. A principal delas é o estreitamento da relação com o ouvinte. Mensagens gravadas são enviadas por aplicativo para o estúdio e em segundos já está no ar. Antigamente, a comunicação era por carta, e-mail… Ganhamos muito com a tecnologia”.

Produtora e coordenadora do O Pulo do Gato por mais de duas décadas, Silvania Alves também assumiu a bancada após a morte de José Paulo, com quem trabalhou por 26 anos. “Estar ao lado dele durante todo esse tempo foi uma escola, melhor do que qualquer faculdade. Acompanhar o domínio que ele tinha do microfone era inspirador. Todos os dias, começava o programa com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade. Sempre pronto, até mesmo quando os problemas respiratórios às vezes lhe tiravam o fôlego nos últimos anos”, relembra.

Segundo a jornalista, a atração nunca perdeu sua essência, o que faz com que seja uma referência no rádio brasileiro. “Continua sendo uma espécie de revista eletrônica, não só levando ao ar as principais notícias do Brasil e do mundo para que o ouvinte comece o dia bem informado, mas também com homenagens a personalidades vivas ou não. Acredito que o segredo de se manter 50 anos no ar seja não ficar parado no tempo, porém sem esquecer do passado e da nossa história. O programa sempre acompanhou as novidades que se apresentaram e se adaptou a elas, como a facilidade de ser ouvido pelos aplicativos de celular, que nos levam ainda mais longe. Apesar disso, temos que ter em mente que o rádio ainda é som e ainda somos a única fonte de informação para muitos que nos ouvem”.

O Pulo do Gato é transmitido de segunda a sábado, às 5h30, na Rádio Bandeirantes. Para acompanhar a emissora basta sintonizar em 90.9 FM, acessar o YouTube oficial da emissora ou o aplicativo Bandplay.

Artigos relacionados

Novidades