O Globo e Valor Econômico acabam de lançar, nesta segunda (7), o projeto Prática ESG com a proposta de ajudar as empresas a tornarem seus negócios mais sustentáveis. Os jornais contarão com cadernos especiais mensais para abordar o tema, além de reportagens nos impressos. No ambiente on-line, os sites do GLOBO e do Valor terão a editoria ESG, onde estarão todas as reportagens do projeto, abertas ao público geral, a cargo da editora Naiara Bertão. Compõem ainda a equipe os jornalistas Eliane Sobral e Italo Bertão Filho, time que, em breve, será ampliado.
O objetivo do projeto é trazer conteúdo com curadoria de qualidade sobre os diversos desdobramentos da temática ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa) para empresas se prepararem para essa nova – e cada vez mais fundamental – jornada. Seja por enxergar benefícios de deixar os negócios mais sustentáveis ou por ver que há riscos ainda não mapeados, ou ainda para se antecipar a movimentos regulatórios que começaram a se intensificar, as empresas estão buscando informação sobre o assunto. “Teremos reportagens especiais com exemplos de empresas que chegaram lá, do Brasil e de fora, além de entrevistas com personalidades e grandes pensadores dessas questões que agregam para a discussão. Também queremos mostrar como a inovação e novas tecnologias estão contribuindo para esses desafios”, explica Naiara Bertão, editora do projeto. As reportagens terão foco em casos práticos das empresas, seja do agronegócio, de finanças, do varejo ou de tecnologia, por exemplo, que estão implementando ações ESG e podem ser referência. Se uma empresa anunciou que irá zerar as emissões de carbono, serão feitas todas as perguntas sobre como chegar a esse objetivo: quanto terá de ser investido, como criar métricas para atestar o sucesso das políticas e quais os empecilhos no caminho.