Prestes a completar 21 anos em 2023, o programa Reclame no Multishow desvenda os bastidores e tendências do mercado publicitário, de marketing, da comunicação e do entretenimento, com entrevistas dos profissionais da área, o making of de campanhas, comerciais e cases de maior destaque e cobertura dos eventos relacionados a esse universo.
Para a nova temporada que estreia no dia 03 de março, o programa lança nova vinheta e uma nova composição visual para as transições dos quadros e cenas, abertura, encerramento, entrada e saída de blocos, sendo a principal peça, uma animação autêntica em que a personagem criada tem um protagonismo importante para ilustrar o universo do mercado criativo.
Com uma pegada vanguardista 2D, mais realista e traço autoral, a animação criada e produzida pela Factory, buscou inspiração numa personagem real e seus bastidores, a empresária Gilvana Viana. Sócia da produtora de som MugShot, sincronizadamente, é a mesma produtora que a Factory convidou para criar a identidade sonora do programa Reclame para essa nova temporada.
“O Reclame fala muito sobre backstage, sobre pessoas e o meio publicitário. Quando fomos convidados pra fazer esse projeto, a gente não pensou duas vezes, primeiro pelo programa em si que eu adoro, e segundo pela liberdade criativa que esse projeto tem, que nos permitiu sugerir traço, estilo e técnica de animação, com um craft lindíssimo e estilo que é totalmente quem a Factory é. Na busca da personagem, procurávamos uma mulher pela representatividade, uma publicitária que circula, lidera, está em vários lugares ao mesmo tempo, seja em estúdio, gravando ou em shows. E de repente percebi que essa mulher estava exatamente na nossa frente! A Gil me inspira, tem um estilo maravilhoso e é alguém que eu admiro demais. Quando veio o clique da inspiração de convidá-la para ser a personagem e ela aceitou, eu fiquei muito feliz com isso!”, divide Jennifer Djehdian, fundadora e produtora executiva da Factory.
Tão importante quanto a animação, a nova temporada pediu uma música completa, que se desenrola em outras vinhetas e transições, dando cara de trilha sonora à nova temporada do programa. A convite da Factory, a produtora MugShot identificou que encontrar a cantora e o tom de voz certo era parte essencial do projeto. Escolheu então, a cantora e artista americana Cheshy, que tem a voz muito encaixada com a música, emprestando sua rouquidão e uma classe típica de hits de R&B mais antigos, e ao mesmo tempo com uma personalidade mais atual. “Tivemos liberdade para pensar em algo super original, que tivesse a cara do programa e das animações, imprimindo o estilo de produção da MugShot. Buscamos referências e inspiração nas mais variadas canções de Soul, R&B e Funk dos anos 70, até o pop atual que bebe desta fonte mais vintage. São estéticas “chiques”, mas ao mesmo tempo diretas ao ponto e com muita energia, o que tem tudo a ver com a dinâmica do filme”, explicam Mauricio Herszkowicz e Arthur Abrami, sócios e produtores musicais da MugShot.
Para se tornar ainda mais real, o estilo musical também corresponde ao gosto da personagem inspirada: “Me sinto muito honrada e feliz, não é todos os dias que te convidam para ser a personagem da vinheta de um canal tão relevante. Minha conexão com a Jennifer Djehdian para a criação de minha personagem foi muito intensa. Ver o traço que me caracteriza fisicamente, com cenas do meu dia a dia, é exatamente assim que me sinto. Viva e cheia de energia. A música criada é um estilo de música que me inspira muito e amo dançar, principalmente a música black dos 70´s”, comenta Gilvana Viana, sócia da MugShot, e produtora executiva que tem o podcast original Spotify “Mano a Mano” como um dos cases.
“Para o Reclame, sempre é um desafio o desenvolvimento e a criação da nova comunicação e vinhetagem da plataforma. Ao longo dos anos, esse olhar autoral criou uma marca que o mercado sempre fez questão em participar, e esse ano nosso desafio era trazer um olhar moderno, jovem e mais craft para o programa. Quando me apresentaram a Factory, achei que seria a hora de nos aventurar através dessa linguagem, e a produtora trouxe a proposta de animação mais na linha que estávamos buscando. Estamos felizes com o resultado final, principalmente com a chegada da MugShot, que agregou demais na criação da música de abertura. Espero que todos curtam pois o resultado está demais!” , segundo Roger Garcia, Dir. Geral e Artístico da plataforma Reclame do Multishow, Novabrasil e portal Inspirad.