segunda-feira, novembro 4, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosNova vinheta do programa Reclame tem inspiração em personagem real

Nova vinheta do programa Reclame tem inspiração em personagem real

Prestes a completar 21 anos em 2023, o programa Reclame no Multishow desvenda os bastidores e tendências do mercado publicitário, de marketing, da comunicação e do entretenimento, com entrevistas dos profissionais da área, o making of de campanhas, comerciais e cases de maior destaque e cobertura dos eventos relacionados a esse universo.

Para a nova temporada que estreia no dia 03 de março, o programa lança nova vinheta e uma nova composição visual para as transições dos quadros e cenas, abertura, encerramento, entrada e saída de blocos, sendo a principal peça, uma animação autêntica em que a personagem criada tem um protagonismo importante para ilustrar o universo do mercado criativo.

Com uma pegada vanguardista 2D, mais realista e traço autoral, a animação criada e produzida pela Factory, buscou inspiração numa personagem real e seus bastidores, a empresária Gilvana Viana. Sócia da produtora de som MugShot, sincronizadamente, é a mesma produtora que a Factory convidou para criar a identidade sonora do programa Reclame para essa nova temporada.

“O Reclame fala muito sobre backstage, sobre pessoas e o meio publicitário. Quando fomos convidados pra fazer esse projeto, a gente não pensou duas vezes, primeiro pelo programa em si que eu adoro, e segundo pela liberdade criativa que esse projeto tem, que nos permitiu sugerir traço, estilo e técnica de animação, com um craft lindíssimo e estilo que é totalmente quem a Factory é. Na busca da personagem, procurávamos uma mulher pela representatividade, uma publicitária que circula, lidera, está em vários lugares ao mesmo tempo, seja em estúdio, gravando ou em shows. E de repente percebi que essa mulher estava exatamente na nossa frente! A Gil me inspira, tem um estilo maravilhoso e é alguém que eu admiro demais. Quando veio o clique da inspiração de convidá-la para ser a personagem e ela aceitou, eu fiquei muito feliz com isso!”, divide Jennifer Djehdian, fundadora e produtora executiva da Factory.

Tão importante quanto a animação, a nova temporada pediu uma música completa, que se desenrola em outras vinhetas e transições, dando cara de trilha sonora à nova temporada do programa. A convite da Factory, a produtora MugShot identificou que encontrar a cantora e o tom de voz certo era parte essencial do projeto. Escolheu então, a cantora e artista americana Cheshy, que tem a voz muito encaixada com a música, emprestando sua rouquidão e uma classe típica de hits de R&B mais antigos, e ao mesmo tempo com uma personalidade mais atual. “Tivemos liberdade para pensar em algo super original, que tivesse a cara do programa e das animações, imprimindo o estilo de produção da MugShot.  Buscamos referências e inspiração nas mais variadas canções de Soul, R&B e Funk dos anos 70, até o pop atual que bebe desta fonte mais vintage. São estéticas “chiques”, mas ao mesmo tempo diretas ao ponto e com muita energia, o que tem tudo a ver com a dinâmica do filme”, explicam Mauricio Herszkowicz e Arthur Abrami, sócios e produtores musicais da MugShot.

Para se tornar ainda mais real, o estilo musical também corresponde ao gosto da personagem inspirada: “Me sinto muito honrada e feliz, não é todos os dias que te convidam para ser a personagem da vinheta de um canal tão relevante. Minha conexão com a Jennifer Djehdian para a criação de minha personagem foi muito intensa. Ver o traço que me caracteriza fisicamente, com cenas do meu dia a dia, é exatamente assim que me sinto. Viva e cheia de energia. A música criada é um estilo de música que me inspira muito e amo dançar, principalmente a música black dos 70´s”, comenta Gilvana Viana, sócia da MugShot, e produtora executiva que tem o podcast original Spotify “Mano a Mano” como um dos cases.

“Para o Reclame, sempre é um desafio o desenvolvimento e a criação da nova comunicação e vinhetagem da plataforma. Ao longo dos anos, esse olhar autoral criou uma marca que o mercado sempre fez questão em participar, e esse ano nosso desafio era trazer um olhar moderno, jovem e mais craft para o programa. Quando me apresentaram a Factory, achei que seria a hora de nos aventurar através dessa linguagem, e a produtora trouxe a proposta de animação mais na linha que estávamos buscando. Estamos felizes com o resultado final, principalmente com a chegada da MugShot, que agregou demais na criação da música de abertura. Espero que todos curtam pois o resultado está demais!” , segundo Roger Garcia, Dir. Geral e Artístico da plataforma Reclame do Multishow, Novabrasil e portal Inspirad.

Clique aqui para assistir a vinheta.

Artigos relacionados

Novidades