Nova ferramenta do Google aproxima marcas dos principais canais do YouTube

O brasileiro nunca consumiu tantas horas de vídeo online quanto agora. Uma pesquisa inédita realizada pelo Google Brasil com 1.500 entrevistados com idade entre 14 e 55 anos das classes A, B e C revelou que os brasileiros assistem hoje à 15 horas de conteúdo online por semana, quase o dobro das 8h assistidas em 2014. Para 95% dos entrevistados, a plataforma preferida para assistir a vídeos é o YouTube. Fatos como esses não passam despercebidos pelas marcas e agências de publicidade. Pelo contrário: aproveitar todo o poder da plataforma é hoje uma prioridade.

Pensando em aproximar as marcas da audiência do YouTube, o Google lançou no Brasil o Google Preferred, um produto que conecta anunciantes aos principais canais do YouTube. Com ele, os anúncios das marcas são veiculados entre os top 5% canais da plataforma em termos de audiência e engajamento. Um fato interessante sobre o Google Preferred é que a seleção dos canais mais populares é resultado das escolhas da própria audiência.

O Google criou um algoritmo, chamado Preference Score, que ranqueia os canais baseados em sua popularidade e engajamento. “O Google Preferred surgiu para responder a uma necessidade do mercado de estar presente no principal conteúdo do YouTube”, afirma Julio Zaguini, diretor de agências do Google Brasil. “Os anunciantes conhecem a grade de programação da TV e sempre nos perguntaram quais eram os principais canais do YouTube e como fazer para estar presente lá. Agora, eles podem”, diz Zaguini.

A ferramenta já está disponível em mais de 10 países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Coreia do Sul e chega ao Brasil para complementar o TrueView, formato já conhecido pelos anunciantes. “O Google Preferred e o TrueView funcionam muito bem juntos, cada um contribuindo com objetivos diferentes para os anunciantes. Com o Google Preferred, é possível veicular publicidade em canais com alta concentração de audiência e visibilidade, o que se compara com o formato de compra da TV, com foco em gerar awareness para a campanha. O TrueView é um formato de leilão, com uma tecnologia de veiculação que se beneficia de uma ampla rede para encontrar os usuários que estão interessados em sua marca”, diz Zaguini.