domingo, novembro 17, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosNova ferramenta do Google aproxima marcas dos principais canais do YouTube

Nova ferramenta do Google aproxima marcas dos principais canais do YouTube

O brasileiro nunca consumiu tantas horas de vídeo online quanto agora. Uma pesquisa inédita realizada pelo Google Brasil com 1.500 entrevistados com idade entre 14 e 55 anos das classes A, B e C revelou que os brasileiros assistem hoje à 15 horas de conteúdo online por semana, quase o dobro das 8h assistidas em 2014. Para 95% dos entrevistados, a plataforma preferida para assistir a vídeos é o YouTube. Fatos como esses não passam despercebidos pelas marcas e agências de publicidade. Pelo contrário: aproveitar todo o poder da plataforma é hoje uma prioridade.

Pensando em aproximar as marcas da audiência do YouTube, o Google lançou no Brasil o Google Preferred, um produto que conecta anunciantes aos principais canais do YouTube. Com ele, os anúncios das marcas são veiculados entre os top 5% canais da plataforma em termos de audiência e engajamento. Um fato interessante sobre o Google Preferred é que a seleção dos canais mais populares é resultado das escolhas da própria audiência.

O Google criou um algoritmo, chamado Preference Score, que ranqueia os canais baseados em sua popularidade e engajamento. “O Google Preferred surgiu para responder a uma necessidade do mercado de estar presente no principal conteúdo do YouTube”, afirma Julio Zaguini, diretor de agências do Google Brasil. “Os anunciantes conhecem a grade de programação da TV e sempre nos perguntaram quais eram os principais canais do YouTube e como fazer para estar presente lá. Agora, eles podem”, diz Zaguini.

A ferramenta já está disponível em mais de 10 países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Coreia do Sul e chega ao Brasil para complementar o TrueView, formato já conhecido pelos anunciantes. “O Google Preferred e o TrueView funcionam muito bem juntos, cada um contribuindo com objetivos diferentes para os anunciantes. Com o Google Preferred, é possível veicular publicidade em canais com alta concentração de audiência e visibilidade, o que se compara com o formato de compra da TV, com foco em gerar awareness para a campanha. O TrueView é um formato de leilão, com uma tecnologia de veiculação que se beneficia de uma ampla rede para encontrar os usuários que estão interessados em sua marca”, diz Zaguini.

Artigos relacionados

Novidades