Neste Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a MTV dá início a uma campanha em toda a América Latina que pretende aquecer as discussões sobre a desigualdade de gênero. O mote, “Para e Pensa – Desigualdade de Gênero Também é Problema Seu”, tem o objetivo de expor situações enfrentadas por mulheres e abrir a conversa com o público para reafirmar que a responsabilidade social é de todos.
A programação de todos os países será invadida por intervenções gráficas com frases sobre a violência contra as mulheres (e vale reforçar que isso será em meio a exibição de um programa e não durante intervalos comerciasi). Um QR Code fixo na tela levará a audiência ao Instagram da MTV para acompanhar um carrossel com imagens desta iniciativa e também com a explicação do mote da campanha.
Sem levar em consideração quem é de direita, centro ou esquerda, a questão levantada está acima de qualquer conversa partidária. Tampouco importa a religião, crenças, gostos ou convicções, o que importa é combater as agressões contra as mulheres, em todas as suas formas >> Para e pensa: a desigualdade de gênero é um problema meu e seu também. É um problema nosso, de absolutamente todxs.
Nas TV e nas redes sociais, a MTV exibirá frases de depoimentos de artistas como Jojo Maronttinni, Karol Conka, Tiê e Madonna, além de dados numéricos sobre a desigualdade de gênero no Brasil. “Se você presenciar alguma cena de assédio e não fizer nada, você é cúmplice daquele abusador”, afirma Conka em depoimento a campanha da MTV, #PqMulher, em 2018.
“Eu escutei de uma outra pessoa do meio artístico que eu só tava ali porque tinha chupado muito p**”, relata Tiê também em depoimento a campanha da MTV, #PqMulher, em 2018.
“A MTV sempre se engajou em campanhas sociais. Seja sobre sexo seguro, sobre a importância do voto consciente ou mesmo com promos que incentivam o jovem a ser “ele mesmo”, independente de sexo, cor, raça. Inclusive, tivemos algumas campanhas sobre mulheres, como a #PqMulher, e agora, mantemos esse foco, mas trazendo a igualdade de gênero como tema central, um tema tão em evidência no mundo todo”, destaca Natasha Szaniecki, Diretora Sênior de Comunicação e Impacto Social da ViacomCBS Brasil. “Interagir dessa forma com a nossa audiência é fundamental para que campanha não seja feita somente para convencê-los, e sim, conquistá-los. Estou convicta de que quem assistir, irá parar e pensar. E é isso que queremos, esse é o nosso objetivo” finaliza.
A campanha Para e Pensa será dividida em três fases ao longo de dois meses, sendo a primera delas celebrada neste Dia Internacional da Mulher, e terá como ponto alto a entrega do prêmio de Impacto Social “Transforma MIAW’, no palco da terceira edição do evento, em São Paulo, ainda neste primeiro semestre.