A 51ª edição da principal premiação de negócios do país reconheceu empresas de destaque em 15 setores; companhias do ranking apresentaram faturamento conjunto de R$ 8,28 tri em 2023
A 51ª edição da premiação “Melhores e Maiores” da EXAME foi celebrada nesta terça-feira (17), reafirmando seu papel como o principal ranking de negócios do país. O ranking destaca mil empresas brasileiras em 15 categorias, e o evento reconheceu ainda a empresa do ano e o empreendedor social.
Entre os destaques da noite, Allos levou o prêmio de “Empresa do Ano”, enquanto Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora foi contemplada como “Empreendedor Social do Ano”, ressaltando seu impacto positivo em projetos que têm transformado realidades no Brasil.
Lucas Amorim, diretor de redação da EXAME, realizou a abertura do evento, ressaltando que as companhias presentes no ranking apresentaram um faturamento conjunto de R$ 8,28 trilhões em 2023, o que representa um crescimento de 5,51% em relação à última edição do prêmio. “É a preocupação com o presente e a visão para o futuro que une todas as empresas reunidas aqui hoje. Elas continuarão sendo motores da transformação, e a EXAME seguirá acompanhando, reconhecendo e compartilhando suas histórias e trajetórias inspiradoras”, afirmou Amorim.
Em seguida, André Esteves, chairman do BTG Pactual, falou sobre suas perspectivas para a economia brasileira e reforçou a relevância das empresas destacadas no “Melhores e Maiores” para o setor econômico e empresarial no Brasil. Esteves ressaltou a importância da EXAME, uma das poucas instituições no Brasil com tamanha longevidade e credibilidade, que ajudou a narrar a história do capitalismo no país.
A premiação considerou três critérios principais, com pesos específicos, sendo eles: resultados contábeis de 2023 (35%), crescimento das receitas nos últimos cinco anos (35%) e aspectos ligados à diversidade, indicadores sociais, governança e questões ambientais (30%).
A transmissão completa da cerimônia está disponível no canal da EXAME no YouTube.
Confira a lista dos ganhadores:
- Empreendedor Social do Ano: Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora
- Empresa do Ano: Allos
- Categoria Agronegócio: Boa Safra
- Categoria Alimentos e Bebidas: Granja Faria
- Categoria Atacado e Varejo: Assaí Atacadista
- Categoria Bens de Capital e Eletroeletrônicos: WEG
- Categoria Energia: Engie Brasil
- Categoria Farmacêutico e Beleza: EMS
- Categoria Imobiliário e Construção Civil: Allos
- Categoria Moda e Vestuário: Vulcabras
- Categoria Papel e Celulose: Suzano
- Categoria Petróleo e Químico: PRIO
- Categoria Saneamento e Meio Ambiente: Aegea
- Categoria Saúde e Serviços de Saúde: Grupo Fleury
- Categoria Siderurgia, Mineração e Metalurgia: Gerdau
- Categoria Tecnologia e Telecomunicações: TIM Brasil
- Categoria Transporte, Logística e Serviços Logísticos: JSL