Marvel Brasil lança minidocumentários apresentando artistas selecionados para novo projeto.
Negritoo, Crica, Massai, Luna B e DGOH foram os artistas convidados para reinterpretar os artistas negros da Marvel no projeto “O Poder É Nosso”, que contou também com a mentoria de Jal Vieira; conheça mais sobre eles nos vídeos disponíveis no Youtube.
No último mês, a The Walt Disney Company Brasil, apresentou a primeira iniciativa da Marvel desenhada para o público brasileiro intitulada de “O Poder É Nosso”. Criada internamente por um grupo multidisciplinar da empresa no Brasil e pelo grupo de afinidade T’Challa, composto por funcionários pretos da companhia com base nos valores de Diversidade, Equidade e Inclusão, a campanha têm como objetivo de fomentar mais espaços que valorizem e visibilizem o trabalho de artistas negros
Como primeira fase deste projeto, os cinco artistas Negritoo, Crica, Massai, Luna B e DGOH, de diferentes partes do país, foram convidados pela Marvel Brasil para fazer uma releitura dos personagens: Pantera Negra, Tempestade, Miles Morales, Mulheres de Wakanda e Falcão, com seus próprios estilos artísticos e bagagem cultural junto da mentoria da estilista Jal Vieira. Suas artes foram transformadas em uma guia de estilo que inicialmente, numa coleção exclusiva com a C&A – já está disponível nas lojas.
Para apresentar mais a história de cada artista e como cada um encontrou seu poder no mundo da arte, foram lançados minidocumentários já disponíveis no Youtube da Marvel Brasil. Confira a playlist abaixo:
Jal Vieira
Episódio 1:
Neste episódio introdutório da minissérie, Jal fala sobre a representatividade negra no universo da moda e da arte, além de contar como foi o processo de mentoria dos cinco artistas brasileiros que fizeram releituras de heróis pretos da Marvel.
Luna B
Episódio 2:
Luna Bastos é uma multiartista que reflete em seu trabalho temas relacionados à negritude. Natural de Teresina (PI), Luna B conta como foi o processo criativo para recriar as Mulheres de Wakanda no projeto “O Poder é Nosso” no segundo episódio.
Crica
Episódio 3:
Crica cresceu cercada por referências artísticas: filha de mãe artesã e pai pintor, se conectou logo cedo com o Hip-hop e Graffiti, encontrando nos meios Digitais, uma forma de rentabilizar seus trabalhos. Neste terceiro episódio, a artista paulista conta mais do processo criativo e de sua ligação com a heroína Tempestade.
Massai
Episódio 4:
Massai resgata em sua figura paterna o maior exemplo de quem deveria ser, assim como Miles Morales. Ao longo do minidocumentário, o artista mineiro conta sua relação com o personagem e como foi participar do projeto.
DGOH
Episódio 5:
No vídeo, DGOH – natural de São Paulo – conta que sempre teve muito acesso à literatura em casa e que – inclusive – seu primeiro gibi foi da Marvel, dado pelo seu avô. Essa aproximação da literatura o fez se expressar artisticamente por meio da palavra escrita no desenho de tipografias. O artista foi convidado para recriar o herói Falcão e conta mais de como foi sua experiência durante o quinto episódio da websérie.
Negritoo
Episódio 6:
Devido as influências femininas que fizeram parte da sua vida, Negritoo explora uma infinidade de cores, formas e movimentos que revelam figuras femininas em desenhos lúdicos e originais no seu trabalho. No último episódio da série de minidocumentários de “O Poder é Nosso”, o artista paulista conta da sua relação com o grafitti e com o herói que recriou, o Pantera Negra.
“O Poder é Nosso” é um projeto recorrente da Marvel, se tornando parte importante do compromisso de DE&I (Diversidade, equidade e inclusão) da The Walt Disney Company Brasil. Para dar ainda mais visibilidade ao projeto, “O Poder é Nosso” terá espaço em eventos com participação da Marvel, conteúdo audiovisual para os fãs e muito mais.