Há 85 anos, a Marvel Comics – um dos principais nomes da indústria do entretenimento global – adentrava oficialmente no mundo das HQs e dos super-heróis. Fundada por Martin Goodman, a empresa iniciou sua longa jornada com o nome de Timely Publications e passou a trilhar um caminho de sucesso que, posteriormente, se estenderia ao cinema, TV, videogames, brinquedos e uma série de outros produtos licenciados.
Para comemorar esse marco, a Marvel Brasil anuncia a campanha Marvel – Celebrando 85 anos, posicionando-se como uma marca com valores positivos como superação, colaboração e autenticidade entre os fãs, com o objetivo de atingir principalmente famílias com crianças a fim de manter o legado da Marvel vivo através das gerações
Entre as ações da campanha estão ativações nas redes sociais, evento para interação de fãs e público em geral, comunicação visual no varejo e grande exposição de produtos nas principais lojas físicas e digitais. Além disso, a estrela de Marvel – Celebrando 85 anos será o personagem Groot, da franquia “Guardiões da Galáxia”, reforçando a mensagem que todos podem ser heróis à sua maneira.
Também como forma de celebrar o legado, a Marvel Brasil destaca os principais acontecimentos ao longo desses 85 anos. Confira abaixo:
Em 31 de agosto de 1939, a editora americana Timely Publications lançou sua primeira publicação, a “Marvel Comics #1”, apresentando dois grandes personagens: o ‘Tocha Humana’, e ‘Namor, o Príncipe Submarino’ e decretando oficialmente o início de sua trajetória longeva, com seu primeiro grande destaque conquistado em 1941 através da criação do ‘Capitão América’, que se consagrou, quase que instantaneamente, como um símbolo patriota do povo americano.
Com os anos, a empresa recebeu algumas mudanças de nome. Durante a década de 1950 passou a ser conhecida como Atlas Comics, perdurando até 1961 – quando o título de sua primeira revista nomeou o que conhecemos hoje como uma das líderes do entretenimento mundial, a Marvel Comics.
Neste mesmo ano, a primeira publicação de ‘Quarteto Fantástico’ era lançada, enquanto outros personagens icônicos – como Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, os X-Men e os Vingadores – começavam a surgir através de um storytelling robusto, criativo e envolvente.
A partir de então, sob a liderança criativa de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, a Marvel Comics se consolidou no mercado editorial, passando a criar novas histórias e personagens em modo acelerado.
Nos anos 1970 e 1980, a empresa continuou a crescer e a diversificar seu portfólio de personagens e histórias. Sagas como a dos X-Men e Quarteto Fantástico tornaram-se clássicas entre o público, uma vez que exploravam temas bastante relevantes e que refletiam o que estava acontecendo na sociedade da época. Inclusive, a preocupação em criar personagens que apresentavam características próximas da realidade, explorando o cotidiano deles, seus problemas e relações interpessoais, é um dos principais fatores que a Marvel Comics se tornou icônica no segmento.
Depois de quase quatro décadas de grande sucesso, os anos 90 trouxeram uma mudança nos hábitos de consumo do público e das produções. Com a chegada dos videogames e o grande espaço que o audiovisual vinha ganhando, a Marvel passou a expandir a sua presença para além das páginas impressas, com animações de televisão e adaptações cinematográficas.
O verdadeiro divisor de águas veio em 2008 com o lançamento de “Homem de Ferro”, dirigido por Jon Favreau e estrelado por Robert Downey Jr. Este filme marcou o início do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), um projeto ambicioso que conectaria filmes e personagens em um universo coeso – seguindo o mesmo storytelling dos HQs.
Com Kevin Feige como presidente da Marvel Studios, o MCU tornou-se um fenômeno cultural global, culminando em grandes produções como Os Vingadores (2012) e Vingadores: Ultimato (2019), que se tornou um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos.
Ao longo de 85 anos, com as adaptações às mudanças culturais e tecnológicas, a Marvel passou a influenciar profundamente a cultura pop. Hoje, com inovação contínua, a marca explora novas mídias e formatos através da Marvel Studios, como séries no Disney+ e filmes cinematográficos que representam novas fases e personagens, além de continuar investindo em HQs através da Marvel Comics, colecionando um público fiel e assíduo.
Além disso, como uma das formas de manter o legado vivo, a marca também conta uma presença expressiva no mercado de licenciamento. As centenas de histórias e personagens emblemáticos estão presentes no dia a dia dos fãs através de produtos licenciados que são lançados anualmente em grande escala.
Atualmente, a Marvel é uma das maiores marcas licenciadoras do mundo, com um vasto portfólio de itens oficiais que vão desde brinquedos, roupas e acessórios até colecionáveis e decoração para casa – resultando em mais de 3 mil SKU’s comercializados no Brasil.
Oferecer experiências diferenciadas para os fãs no ponto de venda também faz parte das estratégias do time de licenciamento da Marvel Brasil. Além dos produtos oficiais, a marca tem apostado também em trazer o universo da Marvel para o dia a dia do público, se estabelecendo como referência em estilo de vida.
Como exemplo disso, foi inaugurada em outubro de 2023 a primeira Marvel Store da América Latina – localizada no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas – que reúne uma variedade de itens da franquia em um espaço de 400m², com projeto de expansão para outros locais do país.