quinta-feira, janeiro 9, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosMarcelo Fernandes e Gil Carvalhosa falam sobre a gastronomia paulista na Revista...

Marcelo Fernandes e Gil Carvalhosa falam sobre a gastronomia paulista na Revista 29HORAS

A Revista 29HORAS desse mês, publicação oficial do Aeroporto de Congonhas/SP, traz reportagem de capa com dois executivos da gastronomia paulista, os empresários Marcelo Fernandes, dono dos restaurantes Attimo, Kinoshita, Clos de Tapas e Mercearia do Francês, e Gil Carvalhosa, que administra três unidades do Le Jazz Brasserie. Na matéria, eles falam sobre o sucesso, nesse mercado que movimenta milhões por ano, curiosidades da administração dos estabelecimentos e planos futuros para cada uma das casas que comandam.

Fernandes, que começou a trabalhar na adolescência como office-boy, explica porque é conhecido atualmente como um “caçador de chefs”. O segredo, segundo o executivo, está em investir nos talentosos cozinheiros, que se tornam parceiros e sócios promissores. O único restaurante do grupo que ele comanda sozinho é o Clos de Tapas. “Nas minhas casas, temos uma política mais participativa e a oportunidade de os chefs serem sócios. Isso é ótimo, porque eles se envolvem também na administração do negócio, na formação de equipe e no controle da matéria-prima”, conta.

Para o futuro, Marcelo Fernandes programa a abertura de mais uma casa em SP, a Attiminho, estabelecimento com opções de pratos para serem levados para casa, como massas, molhos, embutidos e pães produzidos artesanalmente, que deve ser inaugurado em breve no mesmo bairro do Attimo, na Vila Nova Conceição.

Gil Carvalhosa, por sua vez, celebra o sucesso do Le Jazz Brasserie, restaurante inaugurado em 2009 por ele e pelo chef Chico Ferreira, em um pequeno imóvel da Rua dos Pinheiros, e que se transformou, em menos de cinco anos, em um case do mercado. Hoje são três Le Jazz na cidade – o segundo nos Jardins e o mais recente no Shopping Iguatemi – com a mesma proposta: oferecer, em um clima de bistrô, pratos da cozinha francesa a preços justos, “tudo isso ao som de um ótimo jazz”, reforça o empresário.

Para Gil, a gastronomia paulistana evoluiu muito. “O mercado está muito mais concorrido. Hoje, se um restaurante não bombar em três, seis meses no máximo, ele não vai mais bombar, fica difícil fazer pegar depois.” O executivo também defende o investimento em restaurantes mais simples e descomplicados. “O bistrô gira mais, tem custo mais baixo e fluxo de dinheiro maior, com mais gente frequentando, pratos preparados de outro jeito, um cardápio inteligente e um número de produtos reduzido. É isso que funciona”, pontifica Gil.

A 29HORAS desse mês conta ainda com Perfil de Marcelo Bratke, pianista que vive entre Londres e São Paulo e é considerado um grande talento internacional. Cego até os 44 anos, hoje com 53, fez uma cirurgia que restituiu sua visão e mudou sua vida. Marcelo está à frente de um projeto social que profissionaliza jovens que tocam pelo mundo.

A revista traz também caderno especial de decoração e design, com registros sobre o Salão de Milão, realizado em abril, e a Casa Cor, que acontece neste mês. A Agenda 29HORAS, que apresenta as estreias no teatro, cinema, show e demais atividades de lazer, completa a edição.

Artigos relacionados

Novidades