A volta de Fernandinho Eufrasio Junior à bancada do Boa da Pan, a presença de Edson Jansen nas manhãs musicais, a estreia de Bea Moser na Peruinha da Jovem Pan e a chegada do comunicador Glaucio Pozzo, para comandar as noites curitibanas com um dos programas mais icônicos do rádio, o Jurassic Pan, estão entre as novidades que prometem sacudir a programação da mais nova balzaquiana da cidade. A rádio Jovem Pan 103.9 foi a primeira FM de Curitiba e completa 30 anos de transmissão como líder em alcance no segmento AB, trazendo uma programação quase cem por cento local. O aniversário da rádio ganha comemoração em grande estilo, com novos programas e o resgate de sucessos que os ouvintes elegeram.
“A Jovem Pan de Curitiba, na frequência FM, foi a primeira afiliada brasileira da rádio paulistana a iniciar as transmissões fora de São Paulo, dentro do projeto de rede Jovem Pan Sat, também implantado em 1994, que foi precursor da transmissão via satélite com áudio totalmente digital”, lembra Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, destacando que a Jovem Pan FM é um marco na história do rádio brasileiro.
Aos 30 anos de muita música e entretenimento, a Jovem Pan tem agora novos desafios para continuar inovando, dentro da linha de ousadia que é marca de sua trajetória, como conta Fernandinho. “Estou há dez anos na Jovem Pan. No início era parte da bancada fazendo personagens, e depois me tornei produtor também do Boa da Pan. Em seguida assumi como âncora e logo após segui como gestor das rádios. Nesse período, saímos de um formato “pastelão”, no melhor sentido da palavra, porque precisávamos inovar, ser diferentes. O momento pedia por isso. Então, fomos para o caminho do´talk´, com entrevistas e outras atrações, mas sempre com o mesmo espírito de quinta série que marcou uma geração de ouvintes.”
O apresentador lembra que, entre outros sucessos, o Boa da Pan – que também comemora um marco importante, somando 15 anos – lançou nomes de humoristas que somam centenas de milhares de seguidores nas redes sociais. Entre eles, Diogo Almeida, famoso por narrar a vida de professor, e Serginho Lacerda, o impagável pai do Bento. “Marcamos uma época muito legal no Boa da Pan, o que nos dá muito orgulho.”
Agora, o âncora que marcou o coração dos ouvintes retorna com seu fiel escudeiro de longa data Zico Lamour, e mais dois grandes nomes da comédia local, Thiago Souza e Lelo Mattos. O quarteto promete grandes novidades nas tardes da Jovem Pan.
Já o lendário âncora Edson Jansen será o mais novo showman das manhãs da rádio, comandando de forma única seus programas de maior sucesso: Rock’n Pop, Uma atrás da Outra, As Mais Pedidas e A melhor da Semana. “Estou muito empolgado com esse novo desafio. É uma alegria poder viver tudo isso. É como se 1994 e 2024 estivessem ligados e não vejo a hora de assumir o horário da manhã e apresentar as novidades para a nossa grande audiência…”, disparou Jansen.
Ao longo de três décadas, a Jovem Pan FM Curitiba se consolidou como uma das principais rádios do Paraná – com uma programação diversificada que combina música, jornalismo e entretenimento, além de uma forte conexão com o público. “O Grupo Ric Paraná já possuía um histórico de sucesso no universo radiofônico com a Rádio Independência, que era líder de audiência, com destaque para o jornalismo e o esporte. A emissora fazia par com a FM 104, que depois viria a dar espaço para a Jovem Pan Pop Curitiba, cuja proposta é oferecer uma programação jovem, dinâmica e conectada com a população curitibana”, recorda Leonardo Petrelli.
Vários nomes marcaram essa história. “Lembro a importância do Aldo Alfredo Malucelli, grande nome da comunicação paranaense”, que esteve envolvido nas negociações para a vinda da emissora para Curitiba, diz Petrelli. O presidente do Grupo Ric destaca ainda a parceria com Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha Carvalho, quando presidente-executivo do Grupo Jovem Pan, fundador e criador da rede Jovem Pan, e agora presidente do conselho, além de Paulo Machado de Carvalho Neto, de presença fundamental na criação e formação da rede de afiliadas, da qual até hoje continua sendo diretor.
Mas, além de informar e entreter, a Jovem Pan Curitiba se destaca por sua atuação social, promovendo campanhas de solidariedade, eventos culturais e esportivos que mobilizam a cidade. A emissora também trouxe grandes shows, que atraíram milhões de pessoas e fizeram história na capital. Outras marcas fundamentais da emissora são a interação constante com os ouvintes e o compromisso com a comunidade.
Sempre jovem, sempre pan
Ficou a cargo da agência de publicidade TIF desenvolver a nova campanha, que entra no ar nesta semana, para comemorar os 30 anos da emissora em Curitiba. O momento atual da emissora pedia um novo posicionamento, mas trazendo o que há de mais forte: a marca da Jovem Pan. O novo slogan “Sempre jovem, sempre pan” traduz bem as duas grandes forças, uma que é ser jovem independentemente da idade, com atitudes “pan”.
A nostalgia dos hits que não saem nunca de moda, com aquilo que é novo, com as revelações musicais. A Jovem Pan FM é a única emissora de Curitiba que toca desde os clássicos do Queen até os hits da Katy Perry. E isso é tão forte que virou uma das peças da campanha. É uma campanha com avatares que representam diversidade, com novas novas cores e muitas ativações de marca para trazer experiências direto com o público.