sábado, maio 4, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosJornalistas Livres renova identidade visual

Jornalistas Livres renova identidade visual

O coletivo Jornalistas Livres mudou a identidade visual de seu site, das redes sociais e das vinhetas das reportagens em vídeo produzidas pela rede de mídia independente. Quem assina a nova comunicação é o Estúdio Bijari, coletivo criativo focado no mercado de arte e design.

Trabalhando com uma paleta de tons em verde, branco e preto e com o emprego do megafone como um ícone de amplificação de mensagens, a concepção do projeto, que tem como maior objetivo ser hipersensível durou, ao todo, quatro meses. A mudança na logomarca, que deixa de lado a cor cinza, adota agora uma tipografia que tem a fonte archive como base e referências de estêncil.

As relações originais entre as palavras “jornalistas” e “livres” foram mantidas, mas renovadas na construção da sua proporção e, por fim, o resultado compreende uma interpretação “quase sonora” das palavras, traduzida visualmente. A desconstrução desta relação de representatividade permite que a palavra jornalistas venha a ser tornar invisível. A renovação da linguagem do ícone do megafone que, anteriormente, era sintético e simplificado, agora tem um padrão mais realista, que aponta em direção à construção de uma comunicação mais clara e efetiva de Jornalistas Livres.

“Para nós, do Estúdio Bijari, fazer o redesenho de uma marca como Jornalistas Livres é uma forma de atualizar a ideia de ativismo. No século XXI, a militância está na rua e, ao mesmo tempo, organizada na internet. Que cara tem esse ativismo virtual? Como tornar o invisível hipersensível? Essa questão é parte intrínseca no trabalho de Jornalistas Livres, que com suas reportagens dá visibilidade a temas até então esquecidos. Partimos dessa prerrogativa para chegar a cores como o verde limão, que é um tom ácido e vai de encontro ao jornalismo feito pela mídia independente”, explica Rodrigo Araújo.

 

Artigos relacionados

Novidades