A reportagem investigativa “As Eternas Escravas”, realizada pela Rede Record, conquistou o prêmio de jornalismo Rei da Espanha, na última terça-feira (12), na categoria Televisão. O prêmio é promovido pela Agência EFE e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Exibida pela emissora em 15 de junho de 2015 no Repórter Record Investigação, a matéria mostra uma situação vivia por pessoas do Quilombo Kalunga, a 320 quilômetros de Brasília, onde jovens são exploradas sexualmente e forçadas a trabalhar.
Segundo divulgado pelo portal R7, a produção disputou com outros 42 trabalhos. Os critérios de avaliação do júri foram a elegância da linguagem visual e a capacidade de resumir múltiplos problemas sociais em uma reportagem. De acordo com o portal, a ata destaca ainda que a denúncia exibida no programa foi acolhida pelas instituições políticas brasileiras, que pediram providências ao governo de Goiás.
A equipe de jornalismo que realizou a reportagem foi composta pelo apresentador Domingos Meirelles, o produtor e editor-executivo Gustavo Costa, o repórter Lucio Sturm, o editor Marcelo Magalhães, o cinegrafista Michel Mendes, o auxiliar técnico Valmir Leite, o editor de pós-produção Caio Laronga, a finalizadora Natália Florentino, Rafael Ramos na Sonorização, Renato Battaglia na Arte e Rafael Gomide, Chefe de Redação.