O jornal Correio lança neste mês de agosto uma coletânea inédita de fascículos do argentino Carybé (1911-1997), artista plástico que adotou a Bahia até a sua morte, aos 86 anos. Serão dez edições publicadas em fascículos do livro As Sete Portas da Bahia, sempre as quintas e aos domingos, obra rara e fora de catálogo, que apresenta recortes da cultura baiana.
A coleção, que será encartada a partir do dia 21 de agosto, pode ser adquirida gratuitamente graças a um patrocínio que custeou a obra. Assim, presenteando o seu assinante e o leitor que compra na banca, o jornal aposta no engajamento do público no conteúdo como estratégia para aumentar sua circulação paga e obter mais audiência em suas plataformas digitais.
“Sabemos que muitos impressos que distribuem coleções, além do preço do jornal, chegam a cobrar mais R$ 14,90 por um fascículo, prática que anaboliza a operação comercial, mas, que no fundo, não cria o valor do engajamento em relação ao leitor, nosso objetivo principal aqui no Correio”, explica a gerente de marketing do jornal, Alessandra Lessa.
A obra, que foi publicada em 1962 pela Editora Martins Fontes e mais tarde reeditada pela editora Record, encontra-se fora de catálogo comercial. “Esse livro dificilmente é encontrado por menos de R$ 150,00. Por isso, tivemos a idéia de fazer algo mais popular. Um livro de arte, quando muito, chega a 5 mil exemplares. Essa ação do Correio terá, no fim, distribuído 500 mil fascículos ao público”, destacou Gabriel Duarte, neto de Carybé e editor da Pan Artworks, editora responsável pela publicação.
A Coleção As Sete Portas da Bahia, realização do jornal Correio, tem patrocínio da Jotagê Engenharia e apoios do Instituto Carybé, do Shopping Iguatemi e da Prefeitura Municipal de Salvador.