O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.
A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.
“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e tornar a comunicação urbana mais acessível e democrática”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.
Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês, com expectativa de atingir mais de 180 mil pessoas diariamente.
“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes.”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.
“Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade”, completa Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux no Brasil.
“Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas”, comenta Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys.
Ficha técnica:
Agência Criativa: Euphoria Creative
Criação: Marcelo Rizério, Ricardo Alonso, Bianca Fratus, Davi Correa, Matheus Mauad e Lucas Mota
Estratégia: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Roberta Balbino e Paula Baião
Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Paula Porto e Christyan Esper
Mídia: Tiago Santos, Eliane Bernardino, Lucas Uehara, Marcus Paschero e Cauan Carvalho
Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga
Produtora de imagem: Sugarcane Filmes
Diretor: Igor Selingarde
Produtor Executivo: André Mortara
Atendimento Produtora: Bruna Nogueira
Diretor de Fotografia: Caio Nigro e Heitor Pontes
1º Assistente de Câmera: Willian de Oliveira Alves
2º Assistente de Câmera: Bruno Pereira
Videomaker (diária de montagem): Caio Canine
Coordenador e Diretor de Produção: Murilo Paiva
Ajudantes de Produção: Thiago Gama e Larissa Nascimento
Técnico de Som Direto: Luis Boggian
Pós-Produção:
Montador: Igor Selingarde e Gabriel Bargmann
Color: Guilherme Fuchs
Motion: Ras – NODE POST
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coordenadora de Pós: Marcela Antunes
Produtora de Áudio: HEFTY
Produção Musical: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Eduardo Rossi, Celso Moretti, Tuco Barini e Renan Marques.
Atendimento: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Ana Peluzo e Karin Borba
Coordenação: Larissa Durante e Susi Rodrigues
Tecnologia: BIZSYS
CEO / Diretor de produção – Rodrigo Cassino
Head de Software: Renato Caetano
Dev Software: Fabricio Martins
Head de Eletrônica: Natan Antonio
TI: Jonatham Antonio
Oficina / Montagem – Fernando Berengut e Odailton Corrêa
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
Alexandre Munck – Superintendente Executivo
Taisa Pelucio – Gerente de Marketing e Captação de Recursos
Rodrigo Torres – Consultor de Marketing
Bruno Rocha – Coordenador Comercial
Joyce Souza da Silva Martins – Assistente Comercial
Lucas Matias Ferreira dos Santos – Consultor em Acessibilidade Jr
Regina Fátima Caldeira de Oliveira – Coordenadora de Editorial e Revisão
Andréia Aparecida da Silva Queiroz – Consultora em Acessibilidade Sênior
Edson Pereira do Rosário – Revisor braille pleno
Cleide Felisberto Feliciano – Revisor braille pleno
Alessandra Aparecida Lucio da Costa – Controlador de paginação
Audiodescrição:
Narração: Lino Reis
Direção: Gustavo Nunes
Edição: Melina Marek
Roteirista de AD: Cláudia Scheer e Elizabete Ferreira
JCDecaux
Diretora de Marketing – Silvia Ramazzotti
Diretor de Vendas – João Binda
Analista de Marketing Sênior – Bárbara Jorge
Gerente de Inovação e Projetos Especiais – Paula Soares
Coordenador de Projetos Especiais – Lucas Assueiro