Nesta segunda-feira (8), o jornalista Jamil Chade estreou na programação da Rádio Bandeirantes como correspondente internacional da emissora. Baseado em Genebra, na Suíça, ele vai participar diariamente do jornal “Primeira Hora” (7h), do “Jornal Gente” (8h) e do programa “Bastidores do Poder” (17h).
Com viagens a mais de 70 países, Jamil Chade percorreu trilhas e cruzou fronteiras com refugiados e imigrantes, visitou acampamentos da ONU na África e no Oriente Médio e entrevistou heróis e criminosos de guerra.
Correspondente na Europa há duas décadas, Chade entrou na lista dos 50 jornalistas mais admirados do Brasil (Jornalistas&Cia e Maxpress) em 2015 e foi eleito melhor correspondente brasileiro no exterior em duas ocasiões (Prêmio Comunique-se).
De seu escritório na ONU, ele acompanhou algumas das principais negociações de paz e percorre diariamente corredores que são verdadeiras testemunhas da história.
Em sua trajetória, viajou com dois papas, revelou escândalos de corrupção no esporte, acompanhou o secretário-geral da ONU pela África e cobriu quatro Copas do Mundo.
O jornalista paulistano também faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção da entidade Transparência Internacional, foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça e contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sexta e outros.
Chade, mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos de Genebra, é autor de cinco livros, dois dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti.