A ITN (Independent Television News), no Reino Unido, firmou uma parceria com a Getty Images para licenciar e distribuir seu premiado arquivo de notícias globalmente em 2017. O acordo inclui o compartilhamento de um milhão de clipes, de mais de 60 anos de gravações icônicas, com uma audiência ainda maior pela plataforma da Getty Images e pela equipe de vendas internacional, em contato com milhões de clientes em quase 200 países.
Para isso, será criada uma coleção específica do grupo televisivo para abrigar 400.000 vídeos digitalizados e prontos para serem licenciados, além de mais de 600.000 clipes buscáveis por texto pela plataforma, fornecidos de acordo com a demanda via um fluxo de trabalho offline. O acervo será atualizado diariamente, e notícias quentes ficarão disponíveis ao consumidor a partir de 24 horas após a transmissão.
Trata-se do primeiro arquivo completamente digitalizado no mundo – com conteúdo desde a primeira difusão, em 1955. As câmeras da ITN têm capturado alguns dos momentos históricos mais inesquecíveis, desde a queda do Muro de Berlim e a libertação de Nelson Mandela até as consequências do tsunami asiático.
“O acervo representa o melhor do jornalismo, e a parceria vai garantir que estaremos bem posicionados para crescer em vendas internacionalmente, através de um amplo escopo de setores”, acredita Andy Williams, Diretor Administrativo de Digital Content Services da ITN. “A Getty Images tem a escala, a expertise e a cobertura de distribuição para assegurar que o arquivo de vídeo da ITN atinja uma audiência mais ampla, e nós esperamos uma parceria bem-sucedida.”
Craig Peters, Diretor de Operações da Getty Images, explica que a empresa está comprometida a crescer e a expandir a coleção da ITN. “Estamos orgulhosos de apresentar esse acervo e a rica herança jornalística que ele engloba. Somos uma indústria global líder em licenciamento de conteúdo e temos um histórico provado de liderança, crescimento e inovação nesse mercado. Esperamos dar aos consumidores internacionais acesso sem precedentes a essa coletânea incrível”, diz.
Os vídeos serão disponibilizados no site gettyimages.com a partir do verão (do Hemisfério Norte) de 2017. Enquanto isso, clientes podem continuar licenciando o conteúdo diretamente no site da ITN Source. O período também marca o fim de acordos de representação por terceiros, e uma vez que termine a transição, a plataforma ITN Source fechará.
A ITN continuará distribuindo notícias quentes para transmissões internacionais e para criar um feed diário de notícias para publicação digital. A ITNedu, que cria conteúdo digital para educação, seguirá como parte da produção da ITN Productions’ Digital Content Services.