quarta-feira, maio 7, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDança das cadeirasGuto Cappio volta ao mercado publicitário com a OffGrid

Guto Cappio volta ao mercado publicitário com a OffGrid

Guto Cappio, ex-sócio do Grupo ABC, volta ao mercado publicitário como investidor e conselheiro da empresa; operação passa a contar com transmissão de eventos ao vivo que incluem a Série B do Brasileirão, King’s League, Copa Porsche e Endurance Brasil – além de canais como Manual do Mundo, Acelerados, Desimpedidos e Fit Dance

A OffGrid, programadora e distribuidora de conteúdos para plataformas de TV Conectada, anuncia novidades que reforçam seu investimento no mercado brasileiro e posicionamento como a televisão mais conectada às novas audiências, de olho nas oportunidades de crescimento previstas para o meio em 2025. Fundada em abril de 2021 por Alvaro Paes de Barros e Milton Neto, profissionais oriundos da alta liderança de YouTube e Amazon Prime, respectivamente, a empresa também passa a contar agora com a experiência de Guto Cappio, nome reconhecido na publicidade brasileira – fundador da agência digital Sunset, em 1994, e ex-sócio do Grupo ABC.

Em nova fase de sua carreira como investidor, Cappio, que se mudou para a Califórnia em 2019, retorna ao Brasil à frente da Green Box Investment Inc e se torna sócio da OffGrid, tendo como principal missão auxiliar a empresa em seu novo momento de crescimento – a partir de um modelo de negócios que conecta criadores de conteúdo a uma audiência que supera hoje 120 milhões de potenciais consumidores no Brasil. “Conheci o Alvaro e o Milton ainda morando na Califórnia e fiquei entusiasmado com o tamanho da oportunidade de transformar os melhores conteúdos do YouTube em programas de TV. Acredito que o Fast (Free Ad-Supported Streaming TV) vai se tornar um negócio gigante na era da TV Conectada e eu não poderia escolher um momento melhor para voltar ao mercado”, diz Guto Cappio.

“A TV por assinatura possibilitou o surgimento de centenas de canais e o YouTube deu voz a milhares de criadores de conteúdo. Agora, com a TV Conectada e os modelos Fast, surge uma nova oportunidade de criar destinos de entretenimento direcionados de forma inteligente e efetiva para comunidades específicas”, explica Paes de Barros, sócio da empresa. “Nosso objetivo para os próximos meses é consolidar a OffGrid como um dos principais destinos de entretenimento na televisão brasileira”, completa.

Atualmente, a OffGrid conta com nove canais exclusivos: Manual do Mundo, Acelerados, Desimpedidos, Fit Dance, WhE Play Plus, Canal do Artesanato, Será, Good Game TV e Buena Onda (em espanhol). Nos próximos meses, a empresa vai expandir a audiência dos canais atuais com conteúdos relevantes, passando a incluir transmissões de eventos ao vivo – além de agregar novos parceiros.

“Nosso foco agora é ampliar a audiência dos canais com transmissões ao vivo e parcerias com ligas esportivas e novos criadores de conteúdos. Também seguiremos lançando canais junto às plataformas de TV Conectada e, com isso, criamos cada vez mais oportunidades para as marcas se conectarem com públicos segmentados e altamente engajados”, reforça Paes de Barros.

O principal diferencial da OffiGrid está exatamente na forma de atuação e estruturação de seus canais. Após a parceria com os criadores de conteúdo, uma equipe de especialistas em cada setor atua para criar um canal perfeitamente estruturado para a TV, com estudo de grade, inteligência de programação e pacote gráfico – o que os torna muito mais atrativos e agradáveis para a audiência.

“Os canais Fast trazem algo que o público já conhece, que é a experiência televisiva. Nosso diferencial está na exclusividade: um conteúdo atual, de alta qualidade e criado pelos maiores talentos digitais do Brasil. Isso garante não apenas relevância e frescor para as audiências contemporâneas, mas também a comodidade da experiência do sofá. O Fast não é apenas um modelo emergente, mas uma tendência que redefine o modo como as pessoas consomem entretenimento. Hoje, temos uma combinação única de oportunidades e lacunas no mercado brasileiro, o que nos impulsionou a trazer a OffGrid para o País com a proposta de inovar e oferecer canais profundamente conectados às comunidades que desejam consumir conteúdos específicos e envolventes”, destaca Milton Neto, sócio e CEO da OffGrid.

Por meio de seus canais parceiros, a OffGrid já garante a transmissão ao vivo de eventos esportivos como a King’s League, novo fenômeno esportivo junto à Geração Z, além de Porsche Cup e Endurance Brasil – acompanhando o movimento que torna os canais Fast um meio cada vez mais relevante para eventos ao vivo. Um de seus canais, o Desimpedidos, transmitirá a Série B do Brasileirão de 2025, tendo realizado como transmissão inaugural a partida de Coritiba – PR x Vila Nova – GO, no dia 5 de abril.

Indo além do universo esportivo, a OffGrid mantém parcerias estratégicas com alguns dos maiores produtores de conteúdo do Brasil e da América Latina, como Manual do Mundo, NWB (FitDance, Acelerados e Desimpedidos), WhePlay (fundada por Teresa Lampreia, ex-diretora da TV Globo e Yael Steiner, diretora e produtora). No universo dos games, colabora com nomes relevantes como Ninext, Pokiz Games e Geleia. Já o Canal do Artesanato nasce da parceria com a Casa dos Panos, o maior marketplace de produtos de artesanato do Brasil. A empresa também investe na produção de conteúdo original para alguns de seus principais canais.

Com esse modelo, a empresa se posiciona como uma parceira realmente estratégica para a conexão das marcas com uma audiência direcionada e qualificada. “Aceitei o desafio de estar ao lado da OffGrid pois acredito que o futuro do entretenimento passa pela adaptação e criação de formatos que conversem com a audiência digital, mas que também façam sentido no contexto de uma TV linear conectada. O crescimento da empresa está ancorado nos pilares do conteúdo, que é o motor que gera alcance e engajamento; e os dados, que trazem informações e números precisos para garantir a eficácia da comunicação nesse meio. O futuro da publicidade está justamente na intersecção desses dois pilares”, explica Cappio.

Um dos principais diferenciais do modelo Fast TV é o da segmentação – algo similar ao que ocorria com as grandes editoras de revistas do passado. “Estamos investindo na criação de diversos hubs, com canais para comunidades específicas, sejam os amantes do futebol, esporte a motor, curiosidades, bem-estar e saúde. É um ecossistema onde os principais atores da indústria – criadores de conteúdo, agências, anunciantes e plataformas de distribuição – podem gravitar ao nosso redor”, reforça Milton Neto.

O momento da OffGrid é de plena expansão, aproveitando o enorme potencial do mercado brasileiro. A empresa nasceu nos Estados Unidos, mas decidiu focar-se na demanda por conteúdo do Brasil, que teve crescimento acelerado das TVs Conectadas.

“O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em TVs conectadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje, 91% dos brasileiros assistem a conteúdos de streaming semanalmente e 63% já preferem TVs conectadas em vez da TV tradicional. Por outro lado, existem menos de 200 canais Fast em português no Brasil, enquanto nos Estados Unidos esse número ultrapassa 1,9 mil – uma diferença que revela o potencial de crescimento significativo que temos por aqui”, resume Neto.

Artigos relacionados

Novidades