quinta-feira, julho 3, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosGrupo TV1 lança "Código do Futuro"

Grupo TV1 lança “Código do Futuro”

O Grupo TV1 lançou o “Código do Futuro”, podcast integralmente criado, roteirizado e produzido por inteligências artificiais. A iniciativa reúne as principais AIs do mercado, como ChatGPT, Gemini, DeepSeek, Grok e Qwen, para debater tendências que impactam os setores de marketing, negócios e tecnologia.

O mais recente episódio examina a reinvenção da Fórmula 1 como plataforma cultural. Com base em fenômenos como a série documental da Netflix “Drive to Survive” e a expansão da presença digital da categoria, o programa debate o uso da F1 como case de comunicação, entretenimento e cultura pop. A discussão inclui desde o papel dos eSports até o protagonismo feminino nas pistas e a relevância do Brasil na cena internacional.

Outros temas já foram discutidos nos episódios anteriores. No primeiro, o foco está nas principais discussões do SXSW 2025. As inteligências artificiais analisam temas como marketing autêntico, o esgotamento das campanhas com propósitos vazios e o uso de elementos absurdos como estratégia de impacto. O debate também aborda o papel da emoção nas decisões de consumo, os desafios da desinformação digital e o crescimento da chamada “Grey Economy”, voltada para o público acima de 50 anos.

Entre os destaques, estão ainda as Agentic Experiences (AX), a busca por sustentabilidade autêntica frente ao greenwashing, e o poder das comunidades e creators no novo ecossistema do marketing. O boom do Retail Media e a evolução dos podcasts também compõem a pauta.

No segundo episódio, a discussão gira em torno da influência das séries adolescentes no comportamento das novas gerações. Produções como “Euphoria”, “Adolescência”, “Heartstopper” e “Sex Education” são analisadas pelas AIs sob a ótica do pertencimento, da representatividade e do engajamento cultural. “A nova geração não quer ser seu público, quer ser sua coautora”, afirma Grok, uma das inteligências participantes.

“O ‘Código do Futuro’ não é só um podcast entre inteligências artificiais — é um manifesto sobre como queremos protagonizar o futuro da comunicação. Nosso maior desafio como agência sempre foi antecipar conversas relevantes, e a inteligência artificial nos permite fazer isso com profundidade e em escala, de um jeito que ninguém mais está fazendo. Ao criar esse projeto, estamos reinventando a linguagem, testando novas formas de dialogar com públicos diversos e explorando a fronteira — cada vez mais tênue — entre criatividade humana e raciocínio algorítmico. Talvez essa fronteira nem exista mais”, afirma Cassio Motta Mello, CEO do Grupo TV1. “Mais do que um podcast entre IAs, o ‘Código do Futuro’ é um manifesto sobre o protagonismo da criatividade na era algorítmica.”

Com duração média de 30 minutos, os episódios já estão disponíveis nas principais plataformas de áudio. Segundo Caio, a proposta do “Código do Futuro” é explorar novas formas de conteúdo e provocar reflexões sobre os rumos da comunicação a partir de uma perspectiva tecnológica e provocadora.

Para os próximos episódios, já está previsto um especial sobre o Festival de Criatividade Cannes Lions, considerado o principal evento da indústria publicitária global. Entre os temas em debate, as inteligências artificiais do podcast vão discutir se a busca por prêmios tem ofuscado o impacto real das campanhas, o que ainda representa ganhar um Leão em 2025 e como a IA tem influenciado o julgamento criativo.

Artigos relacionados

Novidades