Grupo Ric expande presença na região Oeste com nova sede em Cascavel e produtos digitais inéditos.
Investimentos levam para a comunicação regional a estratégia do maior conglomerado de comunicação multimídia do Paraná.
Ao comemorar 35 anos e o lançamento de sua nova marca, o Grupo Ric consolida em 2022 o projeto de expansão na região Oeste do Paraná, com a inauguração de uma nova sede multimídia, em Cascavel, nesta quinta-feira, 6 de outubro. As novas instalações se somam à estrutura de 600 m² na cidade de Toledo, que atende a todo o mercado da região, e ao escritório comercial em Foz do Iguaçu.
O dia da inauguração também será dedicado a apresentar ao mercado publicitário os projetos digitais inovadores que reposicionam a Ric como o maior conglomerado de comunicação multimídia do Paraná. O Grupo Ric produz cerca de 190 milhões de impactos em audiência a cada mês em todo o estado, somando as quatro emissoras RICtv, as rádios Jovem Pan, Jovem Pan News e Folha FM, os portais RIC Mais, TOPVIEW e R7, e suas redes sociais.
Além de investir na produção omnichannel que alcança todos os perfis de público, o grupo está lançando produtos digitais inéditos no mercado. Entre eles, a TV 3.0, segmentada e interativa, que transforma a RICtv em plataforma digital, entregando publicidade segmentada, personalizada e interativa para os usuários de smart tv. Outra novidade são as campanhas de “social branded”, que alcançam mais de 23 milhões de pessoas nas redes sociais do grupo. Elas ganham a chancela da marca Ric e podem contar com influenciadores apresentadores do grupo ou com nomes apontados pela plataforma Spark, que reúne os influencers com as audiências mais marcantes do Brasil.
O público e os anunciantes contam ainda com as inovações trazidas pelo RIC Podcasts, uma plataforma de produção, que vai fechar o ano com 21 podcasts próprios, e também produz para terceiros, cuidando inclusive da estratégia de distribuição do conteúdo. Já o RIC Lab é o braço de produção de audiovisual para o mercado, capaz de entregar ao cliente toda a expertise do grupo em vídeos feitos sob medida.
O futuro chama
“O Grupo RIC está sempre em movimento e na vanguarda da comunicação paranaense. Trabalhamos para ser um motor de desenvolvimento da comunidade e é por isso que avançamos em todo o estado no nosso projeto RICtech. O futuro nos chama e esse chamado já está sendo atendido em Cascavel e região, para oferecer sempre mais ao público e aos nossos clientes”, diz Leonardo Petrelli, presidente do grupo, que vai liderar pessoalmente toda a programação especial do dia 6.
A agenda começa na primeira hora da manhã, com um café da manhã para convidados e a transmissão ao vivo para todo o Paraná do programa Jornal da Manhã, pela rádio Jovem Pan, a cargo do jornalista Marc Souza. À noite, será descerrada a placa do novo prédio, com a presença do diretor de rede da Rede Record, André Dias. Os noticiários RN Dia e RN Noite também serão transmitidos para todo o estado diretamente do novo estúdio da rádio Jovem Pan. O novo estúdio da TV também estreia com novo cenário para os programas Balanço Geral, Cidade Alerta e Ver Mais.
Estúdios digitais e multimídia
O Grupo Ric investiu cerca de R$ 10 milhões nas novas instalações, cuja obra civil é assinada pela Bastian & Loran Construtora. O novo endereço da inovação na região Oeste fica no bairro Maria Luiza e tem 800 metros quadrados. O prédio abriga os estúdios modernos de rádio e TV, e a redação integrada que produz conteúdo para os programas jornalísticos e de entretenimento, os portais RIC Mais e R7, para a plataforma TOPVIEW e todas as redes sociais do grupo.
O prédio foi desenhado para garantir conforto térmico e acústico para os colaboradores e visitantes, com amplas salas de reuniões e área gourmet. O projeto para redução do consumo de energia inclui iluminação natural e equipamentos de ar condicionado de última geração.
O investimento em tecnologia vai garantir alta qualidade na produção de conteúdo jornalístico e de entretenimento, conta André Fronza, diretor corporativo de estratégia e tecnologia. As novas câmeras e ilhas de edição captam e editam vídeos em 4K, as mesas de áudio são digitais, e toda a estrutura pode transmitir pelo YouTube. Os equipamentos de armazenamento de imagens estão acomodados em ambientes centralizados, com infraestrutura de TI mais segura, com maior capacidade de processamento e segurança para atendimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
O estúdio de TV tem estrutura em formato 360 graus, com iluminação em LED e cenografia atualizada. Já o estúdio de rádio é totalmente digital touch e multimídia, com visual clean e projetado para transmissões em vídeo.
Aposta na região
“O público vai perceber imediatamente as novidades, tanto na produção do entretenimento quanto no jornalismo, cada vez mais presente em Cascavel e região. A expectativa é muito grande para todos nós que trabalhamos aqui. Queremos ter uma estrutura moderna e bonita para produzir a melhor programação para os nossos espectadores e bem receber nossos clientes”, diz o diretor regional do Grupo Ric, Pedro Luis Andrade.
Com 2 milhões de pessoas atingidas no Oeste do Paraná, o Grupo Ric é a única empresa de comunicação que possui duas grandes estruturas de TV na região, com uma sede de 600 m² em Toledo. “Acreditamos no potencial do Oeste e estamos trazendo muita novidade, com soluções crossmedia específicas para os clientes”, afirma Andrade, ao lembrar que a cobertura regional também conta com a rádio Jovem Pan, o portal RIC Mais, a plataforma de estilo de vida TOPVIEW e a plataforma Spark, que reúne influenciadores sociais.