Com o objetivo de difundir iniciativas para avançar na reconstrução do Rio Grande do Sul por meio de boas práticas de ESG, o Grupo RBS lança, em parceria com Renner, Aegea, Be8 e Randoncorp, o “Retoma RS”. Ancorado em Zero Hora e marcando o reposicionamento da marca, o projeto editorial com 12 meses de duração irá valorizar conteúdos sobre gestão, sustentabilidade e responsabilidade social, com veiculação também em GZH e Gaúcha.
Conectado ao movimento “Pra cima, Rio Grande”, que combina ações editoriais e institucionais da RBS com foco na recuperação do Estado, o Retoma RS reúne empresas reconhecidas pela busca do desenvolvimento sustentável e a partir da crença na capacidade do jornalismo para impactar positivamente a sociedade.
— A parceria de longo prazo com estas quatro empresas de credibilidade e relevância no mercado em um projeto focado em impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado reafirma a relevância do jornalismo profissional e a força dos veículos da RBS para amplificar bons exemplos e apontar caminhos para um futuro melhor para todos — destaca o CEO da RBS, Claudio Toigo.
Com estreia em 31 de julho, quando será lançado o primeiro de 12 cadernos mensais em Zero Hora, o projeto irá explorar diferentes plataformas e formatos, como videocast, vídeo-reportagem em GZH, posts em redes sociais, programetes na Gaúcha, uma edição de ZH Talks (bate-papo com transmissão online), além de conteúdos publicitários em diferentes mídias.
— Neste momento de reconstrução, o jornalismo profissional tem responsabilidade de dar visibilidade a boas práticas nas áreas ambiental, de desenvolvimento social e de gestão, impulsionando a recuperação do Estado e a criação de um ambiente ainda melhor. Estamos muito felizes de realizar este projeto com parceiros que já comprovaram excelentes práticas em ESG — ressalta Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS.
Em uma proposta colaborativa com curadoria de ZH, os parceiros são convidados a contribuir sugerindo conteúdos a partir de suas vivências, conhecimentos e expertise em ESG.
— O Retoma RS está alinhado ao importante compromisso que a Lojas Renner S.A. tem com o tema ESG. É essencial, e nos deixa felizes, que um grupo de comunicação tão relevante quanto a RBS tome a iniciativa de compartilhar informações e promover a discussão pública sobre as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, fundamentais para o presente e o futuro do nosso planeta — afirma Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner S.A.
— Conectar respeito ao ecossistema, responsabilidade social e governança vai além de impactar positivamente a sociedade. Precisamos liderar esse movimento, criando ciclos de desenvolvimento maiores que a bolha corporativa. É o que chamamos, no Grupo Aegea, de prosperidade compartilhada: trabalhar para que mais cidades cresçam e mais famílias alcancem qualidade de vida através do acesso aos benefícios socioeconômicos do saneamento básico — ressalta Leandro Marin, vice-presidente do Grupo Aegea – Regional Sul.
Em sua edição de estreia, o caderno Retoma RS apresenta ao leitor o conceito de ESG conectado à recuperação do Estado, trazendo exemplos de iniciativas bem-sucedidas e orientações de como replicar as práticas do conceito em outras empresas. Ao longo dos meses, a publicação abordará o tema a partir de diferentes perspectivas e áreas de atuação.
— É uma honra para a Be8 participar do Projeto Retoma RS, que visa mobilizar esforços para a reconstrução e a retomada do desenvolvimento econômico do Estado por meio de boas práticas de ESG. A pergunta que devemos fazer é qual planeta queremos deixar para as gerações futuras? A resposta para isso é agir hoje, diminuir os impactos ambientais com tecnologia e atitudes. Estamos juntos nessa jornada para criar um futuro sustentável — destaca Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.
— Nossa responsabilidade com o planeta, com as pessoas e com a governança tem como base ações e soluções com excelência e segurança, por meio de tecnologias disruptivas, da inovação sustentável e de uma condução ética e responsável, que orienta a história de 75 anos da Randoncorp. Participar deste projeto permite que mais pessoas conheçam a nossa trajetória ESG, na qual assumimos compromissos públicos importantes e alinhados ao nosso propósito de “conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade” — afirma Daniel Randon, presidente da Randoncorp.
Combinando conteúdos editoriais e de marca, o projeto é o terceiro case da RBS neste formato de cocriação e reforço de branding.
As reportagens poderão ser conferidas em GZH, identificados com a tag Retoma RS, nos cadernos mensais publicados sempre na última quarta-feira de cada mês e no noticiário de Zero Hora. O videocast estreia em 7 de agosto.