O Grupo RBS expande a atuação de jornalismo e esporte no digital a partir de três marcas de referência em jornalismo no Rio Grande do Sul. Neste momento de alto consumo de informações no Estado, registrando crescimento expressivo da busca de conteúdos online, GZH terá seu layout renovado, experiência aprimorada e maior investimento em streaming, com mais protagonismo para Gaúcha e Zero Hora, que também reformula sua marca e estreia uma nova edição impressa.
— A RBS construiu sua história fundamentada em sólidos valores, na qualidade do seu jornalismo e na busca permanente da inovação. Neste momento tão desafiante para todos nós, continuamos acreditando fortemente no mercado gaúcho e na nossa capacidade de mobilização e realização. Estamos fortalecendo as marcas GZH, Zero Hora e Gaúcha, apostando na força do digital e na convergência dos meios em um trabalho contínuo de renovação e de conexão com os nossos públicos. Seguiremos cumprindo com nosso propósito de conectar os gaúchos por meio da comunicação, contribuindo para uma vida melhor para todos e para que o nosso Rio Grande seja sempre grande — ressalta Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.
Na virada de sexta para sábado, GZH apresenta evoluções no site e aplicativo com novo design e ampliação do portfólio de streaming. Consolidando-se como o canal onde se encontra tudo de jornalismo e esporte da RBS no digital, GZH terá presença reforçada das marcas Zero Hora e Gaúcha. Para marcar este momento de reconstrução do Estado, o logo de GZH terá uma mudança temporária de cor, assumindo o verde, o vermelho e o amarelo da bandeira do Rio Grande do Sul, simbolizando a força dos gaúchos.
Na página inicial, o logo de Zero Hora ganha destaque, sendo referência para a cobertura das notícias em tempo real, reportagem, opinião, com maior interatividade e formatos multimídia em novidades, como o programa em streaming Conversas Cruzadas. A Gaúcha também ganha protagonismo no digital com novos produtos em áudio e vídeo, como cortes de programas, podcasts e videocasts, e muito mais conteúdo em streaming. Das 5h às 22h, diariamente, será possível assistir à Gaúcha em vídeo ao vivo.
Para trazer aos gaúchos o que há de mais contemporâneo em comunicação, o projeto contou com a consultoria da Tric Media, empresa espanhola especializada na transformação digital de meios jornalísticos com colaborações para veículos como O Globo, o diário argentino Clarín, o italiano Corriere della Sera e o britânico Daily Mirror, entre dezenas de outros. Tudo para estar ainda mais conectado e próximo do público, como destaca a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, Marta Gleich:
— GZH, Zero Hora e Gaúcha são marcas que acompanham os leitores, ouvintes e usuários no seu cotidiano, em casa, no trabalho, no lazer ou no seu deslocamento. Com as mudanças, esperamos atender de uma forma ainda melhor ao público, inclusive com mais possibilidades de conexão em diferentes formatos e horários.
No sábado (22), estreia uma Zero Hora impressa reformulada em uma edição especial com foco na reconstrução do Estado e apoio de mais de 60 parceiros comerciais. Com design renovado e a curadoria das notícias e assuntos mais importantes do momento, o jornal terá um formato mais funcional e melhor organização do fluxo de leitura, contando com nove novos colunistas, como Andressa Xavier, Antônio Carlos Macedo, Isabel Marchezan, Jocimar Farina, Kelly Matos, Léo Saballa Jr., Luciano Potter, Marco Matos e Paulo Germano.
Esta renovação marcará também a estreia da nova logomarca de Zero Hora no digital e no impresso, que reflete a tradição e a evolução do maior jornal do Rio Grande do Sul e o quarto em circulação no país. A sétima logomarca em 60 anos de história, completados em maio, trará Zero Hora escrito por extenso com pequenas personalizações na letra “Z” para trazer movimento e modernidade, enquanto a haste horizontal do “H” foi levemente rebaixada para dar sensação de estabilidade. Essas mudanças buscam transmitir a percepção de dinamismo, confiança e credibilidade, que também estão no novo posicionamento de marca, criado pela agência Escala. O conceito “Zero Hora. O teu mundo, de fato” traduz uma marca de jornalismo contundente, relevante e essencial para o público gaúcho, ao mesmo tempo ágil, contemporânea e pronta para evoluir junto com os consumidores e clientes.
— Este movimento é a materialização de nossa crença na relevância do jornalismo, especialmente neste momento de superação para o Rio Grande do Sul. Apostando na renovação e na perpetuidade de três marcas de referência para os gaúchos, também reafirmamos a sustentabilidade da atividade jornalística profissional e independente e seu papel essencial para a sociedade, amparado no compromisso com a verdade e a pluralidade de vozes e pontos de vista. Com olhar voltado ao futuro, queremos seguir avançando junto com nosso Estado, atentos às tendências em comunicação e sempre buscando a evolução constante para oferecer a melhor experiência para nossos públicos — destaca Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
Novidades em GZH
- Visual renovado:
Com novo layout e uma melhor experiência para o público, o canal vai reunir o jornalismo e o esporte de Zero Hora e Gaúcha, além das páginas de Clube do Assinante, Donna, GZH Passo Fundo, Pioneiro e Destemperados, que também ganham visual renovado. A mudança marca a ampliação de conteúdos nativos digitais, as transmissões ao vivo e totaliza 71 colunistas.
- Zero Hora:
Com nova logomarca destacada na capa de GZH, Zero Hora será a marca de referência para notícias do dia, reportagens, opinião, análise, acompanhamento de informações ao vivo e streamings de vídeo.
- Gaúcha:
Com player da rádio Gaúcha fixo e mais visível ao longo da navegação, a Gaúcha passa a contar com uma página própria no digital com destaque para transmissão de programas em vídeo ao vivo das 5h às 22h, cortes com melhores momentos da programação e novos produtos em áudio e vídeo.
Novidades da Zero Hora impressa
- Melhor experiência de leitura:
Para ajudar o público a hierarquizar a leitura, a Zero Hora impressa começa com assuntos de hard news, como política e economia, encerrando-se com temas mais leves, como cultura e comportamento. No final de semana, a edição contará com cinco cadernos: o primeiro com noticiário geral, opinião e esporte; ZH2, reunindo cultura e comportamento; Destemperados; Donna e Vida. No total serão 37 colunistas.
- Mais opinião:
O time de colunistas de Zero Hora ganha reforço de nove novos comunicadores com atuação destacada do Grupo RBS. De segunda a sexta-feira, Kelly Matos (segunda), Léo Saballa (terça), Antônio Carlos Macedo (quarta), Tulio Milman (quinta) e Paulo Germano (sexta) se revezam semanalmente na coluna Direto da Redação com análises e opiniões sobre temas da atualidade. Aos finais de semana Andressa Xavier terá espaços de análise e opinião. Ainda Luciano Potter e Marco Matos, que são novos colunistas, e Cláudia Laitano, Nílson Souza e Mário Corso se revezam com crônicas semanais. Já Isabel Marchezan irá reunir as notícias que mais repercutem no ambiente digital.