terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosGrupo de Investigação da RBS conta com nova coordenação 

Grupo de Investigação da RBS conta com nova coordenação 

Trazer à tona fatos escondidos do público e, por meio de jornalismo de alto impacto, contribuir para a democracia. Desde 2016, essa é a missão que norteia a atuação do GDI, Grupo de Investigação da RBS que tem como propósito evidenciar irregularidades e chamar a atenção de órgãos responsáveis. Somando mais de 100 frentes de apuração em quase cinco anos, nesta semana, o grupo passa a atuar sob coordenação de Rodrigo Müzell, gerente de Produto da RBS TV.

–  É muito legal assumir essa nova tarefa, especialmente depois de vários anos envolvido de perto com o trabalho do GDI, tanto em GZH quanto na RBS TV. Nossa ideia é que o GDI siga olhando para os assuntos da vida real – que impactam diretamente o público que nos acessa pelas diversas plataformas -, ouvindo com atenção suas demandas. A melhor reportagem investigativa sempre é a que nos chega de fora, de uma dica ou indignação do público, como aprendemos em tantas matérias nos últimos anos – destaca Müzell.

Müzell recebe de Dione Kuhn, editora-chefe de Zero Hora, a missão de coordenar o grupo. Dione assumiu a liderança do GDI em 2018, após Carlos Etchichury, primeiro coordenador. Durante os três anos à frente do grupo, Dione acompanhou apurações como o golpe do seguro que lesou aposentados do INSS, a fraude nas solicitações de auxílio emergencial e as irregularidades na compra da nova frota da Trensurb.

–  Há quatro anos e meio que o GDI faz investigação própria, busca a verdade nos detalhes. A marca é reconhecida e respeitada pelo público. As pessoas procuram o grupo para relatar irregularidades, denunciar. Queremos, ao expor o que está errado, que a reportagem tenha consequências, que ajude a solucionar o problema de uma comunidade. E os resultados do GDI mostram que estamos conseguindo alcançar o objetivo – afirma Dione.

Com a mudança, Jaime Silva, chefe de reportagem de Zero Hora, assume a função de editor de referência do GDI na Redação Integrada. O GDI é o único grupo de investigação multimídia do Brasil, pois conta com a atuação de repórteres de TV, rádio e jornal. Consolidando a essência investigativa da RBS, que sempre esteve presente na atuação jornalística dentro da empresa, o grupo é formado por profissionais de diferentes veículos (Zero Hora, RBS TV, Gaúcha e Diário Gaúcho).

Em seus quatro anos e meio de história, o GDI já conquistou dezenas de prêmios nacionais e estaduais em reconhecimento às reportagens produzidas. O grupo também foi tema em eventos promovidos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Além disso, as reportagens tiveram como resultado 65 denúncias do Ministério Público (Estadual e Federal), 31 investigações policiais e do MP, 25 sindicâncias, auditorias e decisões administrativas, 11 prisões, oito operações policiais e seis processos judiciais – evidenciando a relevância social do trabalho feito pelo grupo.

Na atuação jornalística da RBS, destaca-se também a importância do GDI para as coberturas eleitorais por meio do “É isso mesmo?”, mecanismo de checagem das declarações dos candidatos, que conta com o reforço dos repórteres do grupo. Nas eleições presidenciais de 2018, foram 60 falas checadas. Já em 2020, na disputa municipal, 85 declarações de candidatos passaram pelo filtro. Para o futuro, o objetivo é ampliar a ação.

Artigos relacionados

Novidades