Primeiro veículo do que viria a ser uma das mais completas redes de comunicação do Brasil e do mundo, a Rádio Bandeirantes completa 85 anos no dia 6 de maio, marcando o início de um ano de festa e muitas novidades para o Grupo Bandeirantes.
As comemorações começam com um grande evento aberto ao público no dia do aniversário. Entre 8h e 15h, a programação da rádio será transmitida ao vivo do Teatro Itália, no coração da cidade de São Paulo. Todo o elenco da emissora vai passar pelo palco, com direito a participação especial do veterano Salomão Esper, no Jornal Gente. Presenças confirmadas de José Luiz Datena, Neto, Milton Neves, Elia Júnior, Ulisses Costa, Cláudio Humberto, Thays Freitas, Pedro Campos, Eduardo Castro, Agostinho Teixeira, Ana Paula Rodrigues e Joel Datena.
Desde fevereiro, os ouvintes podem conferir a reapresentação de alguns dos momentos mais marcantes da história da rádio ao longo da grade. São pílulas que trazem trechos de entrevistas com grandes personalidades do Brasil e do mundo, além de fatos históricos retratados nos microfones. “O Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (CEDOM) mantém arquivadas gravações que retratam, com precisão, boa parte da história da emissora. São quase sete mil horas de registros que colocam o acervo da Rádio Bandeirantes, seguramente, entre os mais ricos entre todas as rádios brasileiras”, afirma o jornalista Milton Parron, responsável pelo CEDOM.
Em homenagem à sua tradição nos esportes, a rádio promoverá uma ação no Museu do Futebol, com a história das suas transmissões esportivas desde a Copa de 1950. Totens interativos instalados na entrada do local vão dividir com o público a narração de 85 gols transmitidos pela Rádio Bandeirantes. São partidas históricas, que incluem todas as campanhas da Seleção Brasileira de futebol. O evento fica em cartaz entre os dias 6 e 29 de maio.
O calendário especial se estende ainda ao canal por assinatura BandNews TV e à TV aberta – que completa 55 anos dia 13 de maio -, com reportagens contando a história do grupo e pílulas mostrando o vasto arquivo da Band (com novelas, competições esportivas, festivais de música e debates políticos), entre outras atividades.
“Vamos realizar ações com a BandNews FM, que também faz aniversário em maio, levando programas para a rua para interagir com o ouvinte no Rio de Janeiro e em São Paulo”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes.
Presente e futuro
Entre as várias novidades, desde o dia 2 de maio a Rádio Bandeirantes estendeu sua programação nacional para a faixa das 6h às 8h, exibindo o Pulo do Gato e a Primeira Hora para as mais de 50 afiliadas da rede em todo o país.
No espírito das comemorações, a rádio está promovendo fóruns de discussão sobre o tema “Um Olhar para o Futuro”. Serão quatro grandes debates, a serem realizados entre os dias 2 e 5 de maio, às 15h, falando sobre economia, educação, saúde e sustentabilidade, com exibição ao vivo.
“Olhando para frente, teremos mais novidades no jornalismo em ano de eleições. Vamos fortalecer nossa base de entretenimento e trabalhar para sermos cada vez mais fortes no digital”, afirma Schneider, ao destacar atrações como o programa de Fausto Silva, o game show 1001 Perguntas, com Zeca Camargo, o humorístico Perrengue na Band e o telejornal Boa Tarde São Paulo, apresentado por Adriana Araújo.
Dona de longa tradição na cobertura de esportes, a Band tem hoje, entre seus principais produtos, as transmissões da Fórmula 1, da Stock Car, do Campeonato Alemão e das partidas da NBA, maior torneio de basquete do mundo. “Outros projetos certamente virão, pois a Band tem uma identificação muito grande com o esporte”, lembra o diretor.
“Os últimos cinco anos foram muito trabalhosos para a Band, especialmente no período da pandemia. Mas, por conta do processo de modernização da gestão que já estava em curso, conseguimos cumprir os desafios, nos acertar e apontar para novos tempos”, afirma o diretor executivo de comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes, Caio Luiz de Carvalho. “Em 2022, as mudanças vão se consolidar e surpreender o mercado com uma proposta de conteúdo de qualidade, divertido e feito para todos os públicos”, complementa.