O Grupo Aratu lança mais uma novidade para se aproximar do seu público e ampliar o acesso de todos à informação isenta. Aratube, plataforma de conteúdo colaborativo, dá voz a qualquer pessoa que queira enviar vídeo, áudio, imagem ou texto que produzir. O conteúdo enviado pelos usuários do aplicativo vai alimentar outros espaços de mídia do grupo, como TV Aratu e AratuON, que, por si só, tem mais de 3 milhões de acessos mensais.
Os Aratubers, como são chamados estes usuários, terão um alcance ilimitado de visibilidade, com acesso livre para compartilhar qualquer tipo de conteúdo, como rotinas, negócios, idéias, denúncias e dicas, de qualquer lugar do mundo. “A plataforma tem tantas possibilidades que também é aberta para empresas que tenham informação relevante para compartilhar, sendo um espaço livre para engajar a marca como curadora de conteúdo e fortalecedora destes produtores independentes”, explica Daniel Fernandes, coordenador da plataforma.
Daniel salienta que os conteúdos recebidos serão avaliados e, após aprovação interna, serão publicados nos veículos de comunicação do Grupo Aratu. “Quem envia o conteúdo tem seu crédito divulgado durante a exibição das reportagens ou redes sociais, caso a pessoa queira. É uma forma que encontramos de ter o público em geral ainda mais presente no nosso dia a dia, fazendo parte das nossas plataformas (digital + TV + out of home). Tudo isso podendo, ainda, participar de premiações, bonificações e treinamento para aprimorar as produções”, diz.
A CEO do grupo, Ana Coelho, destaca o compromisso permanente da Aratu com a sociedade baiana para fomentar o desenvolvimento econômico e social, especialmente, nas comunidades. “O Aratube é mais uma inovação que utiliza a tecnologia a favor da população, assim conseguimos ouvir as demandas e novidades de pessoas em qualquer lugar e, tudo isso, na palma da mão. Nossas mídias já são pautadas pelas questões sociais e esta plataforma potencializa as transformações que queremos proporcionar dando voz às pessoas que são engajadas nas suas comunidades, que empreendem e buscam oportunidades”, afirma.
Em apenas três semanas, desde que foi disponibilizado, mais de 500 downloads foram feitos, com 380 inscritos, sendo que a meta, de acordo com o coordenador, é alcançar 500 inscritos ativos no primeiro ano na Bahia e, após este período, expandir para usuários de outros estados, com conteúdo a ser exibido nas emissoras e outros veículos dessas regiões.
A plataforma é gratuita e está disponível por aplicativo nas versões Android e Ios. O acesso é mediante cadastro simples, com login e senha. O conteúdo fica disponível para a equipe do Grupo Aratu que apura as informações e encaminha para os programas da TV, redes sociais ou portal AratuON.