Pelo 11º ano consecutivo, a Globo concorrerá ao Emmy Internacional. Na 43ª edição do principal prêmio de televisão do mundo, a emissora foi indicada em três categorias. ‘Doce de Mãe’, de 2014, com texto de Jorge Furtado e direção de núcleo de Guel Arraes, disputa o prêmio de ‘Melhor Comédia’. A série é uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre. Por sua atuação na obra como Dona Picucha, a atriz Fernanda Montenegro foi novamente indicada na categoria ‘Melhor Atriz’. Em 2013, Fernanda levou o prêmio pelo mesmo papel no especial exibido em 2012, que deu origem à série homônima. A Globo também concorre na categoria ‘Melhor Novela’ com ‘Império’, de autoria de Aguinaldo Silva e direção de núcleo de Rogério Gomes, o Papinha.
O anúncio dos finalistas foi feito na manhã da última segunda-feira, dia 5, durante o MIPCOM, feira anual dedicada ao mercado televisivo, que acontece em Cannes, na França, até o dia 8. A Globo concorre com produções da Espanha, Portugal, Angola, França, Colômbia, África do Sul, Canadá, Reino Unido e Noruega. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de gala, que será realizada no dia 23 de novembro, em Nova York, Estados Unidos.
Única televisão brasileira que já venceu o Emmy Internacional, a Globo coleciona doze estatuetas do prêmio, considerado o Oscar da televisão mundial, que consagra produções televisivas internacionais. No ano passado, Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, foi homenageado com um prêmio especial, o Emmy Internacional 2014 na categoria Personalidade Mundial da Televisão, por sua liderança da marca Globo a nível nacional e internacional. No mesmo ano, a emissora levou a estatueta de ‘Melhor Novela’ com ‘Joia Rara’, de Telma Guedes e Duca Rachid.
O primeiro Emmy Internacional foi ganho em 1981, por ‘A Arca de Noé’. No ano seguinte, foi a vez de ‘Morte e Vida Severina’. Em 1983, Roberto Marinho, fundador da Globo, ganhou o prêmio na categoria ‘Direção’. A primeira novela a vencer o Emmy foi ‘Caminho das Índias’, de Gloria Perez, em 2009. Em 2011, a emissora foi novamente vencedora na categoria ‘Melhor Novela’ com ‘Laços de Sangue’, coprodução com a SIC. No mesmo ano, a Globo foi premiada pela cobertura do ‘Jornal Nacional’ sobre a invasão do Complexo do Alemão, no Emmy Internacional de Jornalismo. No ano seguinte, duas estatuetas foram conquistadas com as produções ‘O Astro’ como ‘Melhor Novela’, e ‘A Mulher Invisível’, ‘Melhor Comédia’. E em 2013, além do prêmio de Fernanda Montenegro como melhor atriz, a emissora levou a estatueta de ‘Melhor Novela’ com ‘Lado a Lado’.
O Brasil também será representado no 43º Emmy Internacional pelas duas indicações de ‘Psi’: ‘Melhor Série Dramática’ e ‘Melhor ator’ pelo trabalho de Emilio de Mello.