A Edições Globo Condé Nast (EGCN) lançou, no dia 06 de agosto, a primeira edição do Prêmio Muda, que tem o objetivo promover e multiplicar práticas sustentáveis nas indústrias de moda, beleza e design do Brasil. As inscrições estão abertas para empresas de todos os portes e podem ser feitas no site da Vogue até o dia 05 de outubro.
O Sistema B, movimento global criado para certificar empresas com iniciativas socioambientais, será responsável por processar e avaliar todos os dados submetidos pelas marcas inscritas com base em métricas internacionais. Após a validação do Sistema B, a escolha do vencedor é deliberada pelo conselho do Prêmio Muda.
O Prêmio Muda será dividido em quatro categorias: Gente, Terra, Muda e Prêmio Muda Voto Popular. A Categoria Gente avalia a relação com trabalhadores e comunidades locais das empresas participantes. Já a Terra olha para as práticas ambientais da companhia e, a Muda, abrange as duas anteriores, premiando as empresas mais bem avaliadas nos dois quesitos.
A categoria Prêmio Muda Voto Popular segue a mesma linha de avaliação da anterior, mas a escolha final será do público por meio de votos pela internet. Em cada umas das categorias serão premiadas pequenas empresas até 49 funcionários e grandes, acima de 50 funcionários.
Os títulos da Edições Globo Condé Nast serão responsáveis pela curadoria das empresas relacionadas aos seus respectivos segmentos: Vogue/moda, Glamour/beleza, e Casa Vogue/design.
Os finalistas serão divulgados em novembro e os ganhadores em uma cerimônia de premiação.