quinta-feira, novembro 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosGlobo anuncia criação da sua Diretoria Integrada de Negócios

Globo anuncia criação da sua Diretoria Integrada de Negócios

Na quinta-feira, 28, a Globo anunciou a criação da sua Diretoria Integrada de Negócios: todas as áreas de negócios da TV aberta e das operações digitais do Grupo Globo passam a atuar de forma integrada, oferecendo soluções completas em uma única proposta de valor ao mercado anunciante. As equipes comerciais, até aqui divididas em digital e tradicional, foram unificadas e passam a atuar sob comando único. A mudança é um movimento fundamental na transformação da Globo em empresa Media Tech, para oferecer uma melhor experiência às pessoas e melhores resultados aos anunciantes.

“Mais do que juntar equipes, estamos falando em capacitá-las com novos conhecimentos e habilidades específicas de Media Tech, sem abrir mão dos atributos que elas aportam individualmente. É um processo permanente e que acontece ao longo do tempo: preserva-se o que está certo ao mesmo tempo em que se vai ajustando o modelo, em um processo ágil e veloz. O que estamos fazendo é a integração definitiva do tradicional ao digital, do BI à inteligência criativa, da inteligência artificial à criatividade humana”, declarou o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder.

Para Schroder, o objetivo maior que guia a mudança é tratar de forma integrada as necessidades das marcas e das pessoas. “A vocação desta companhia é ser um hub, o lugar onde todos se encontram, oferecendo, inclusive, oportunidades cruzadas de negócios para as marcas”.

Já integrada, a equipe comercial passa a trabalhar, a partir de hoje, em um único espaço físico, sob o comando de Eduardo Schaeffer, que terá a missão de redesenhar a área e capacitar o time com novas ferramentas e habilidades. A opção pelo seu nome para a Diretoria Integrada de Negócios se deve à sua trajetória executiva, uma carreira inteiramente construída no mundo digital – antes mesmo da sua chegada ao Grupo Globo em 2007.

“Com toda a sua experiência no digital, Eduardo Schaeffer foi a escolha natural para construir o modelo integrado e o novo perfil da equipe de Negócios, que atuará fortemente lastreada em dados. Nossa meta é oferecer uma experiência cada vez melhor, tanto para o consumidor quanto para o anunciante”, comenta Schroder. “O conceito da nossa campanha atual, ‘Globo em movimento’, reflete o espírito de transformação que nos impulsiona. Conteúdo é o nosso DNA, o nosso maior ativo, e as pessoas são o que nos move. Graças à tecnologia, hoje podemos focar não apenas na qualidade do conteúdo, mas também na experiência do público: como ele consome o que produzimos, onde consome e em que contexto. A escolha é da pessoa.”

A mudança acontece em uma semana de muitas movimentações no mercado mundial de Comunicação, com a concretização de fusões e a entrada de novos players em diferentes mercados.  “Este é um momento em que todas as empresas de comunicação repensam seus modelos, mesmo aquelas que já nasceram em ambiente digital. Estamos vivendo o momento do novo e, sendo um dos maiores grupos de comunicação do mundo, estamos também nos transformando”, analisa Schaeffer.

“Passaremos a oferecer um modelo integrado, desde a concepção da oferta até a abordagem final, unindo a capilaridade de todas as plataformas digitais do Grupo Globo ao alcance incrível que só a Globo tem no Brasil, por meio de uma TV aberta de qualidade e penetração inquestionáveis. Isso vai nos permitir oferecer uma solução Globo muito mais completa”, diz o executivo. E acrescenta: “vamos unir a eficiência da nossa entrega a uma mensuração precisa e transparente de resultados em todas as plataformas, passando pela concepção do produto alinhada à mensagem das marcas. Somos, desde sempre, uma empresa orientada para a qualidade e a essa orientação se soma um profundo conhecimento de dados e do comportamento do consumidor, expresso na filosofia do ‘milhões de uns’ com quem a Globo fala diariamente”.

Dentro desse novo modelo de negócios e liderança, as funções antes exclusivas para a operação comercial tradicional foram extintas. Com isso, Marcelo Duarte deixa a companhia.

As mudanças na área de Negócios da maior operação do Grupo Globo acontecem seis meses após o anúncio do projeto “UmaSóGlobo”, feito por seu presidente-executivo, Jorge Nóbrega. O movimento tem o objetivo de transformar o modelo de negócios de todo o Grupo, sem abrir mão de seu DNA de conteúdo.

“O Grupo Globo está se transformando em uma empresa única e totalmente integrada, fortemente baseada no relacionamento direto com as pessoas. Vamos promover as melhores experiências por meio da junção de tecnologia e conteúdo, sustentados por um conhecimento profundo da jornada do consumidor e resultado de uma gestão de dados dos mais de 100 milhões de brasileiros que nos visitam diariamente. Poucas empresas de mídia do mundo têm a oportunidade que se abre para nós”, declara Nóbrega.

Três iniciativas cross, transversais a diversas empresas do Grupo, já estão sendo concluídas com sucesso: a integração da área de Esporte, no modelo de gestão e na geração de conteúdos para a TV Globo, globoesporte.com e Globosat; a unificação da área de Tecnologia, na qual 4.000 profissionais, antes divididos em várias empresas, passaram a atuar de forma conjunta para todas elas; e a criação de uma área central de inteligência e comercialização dos ativos digitais produzidos pela TV Globo, Globosat e Som Livre, projeto implementado exatamente por Eduardo Schaeffer e que continuará sob sua responsabilidade.

“Com a Diretoria Integrada de Negócios, os ativos digitais do Grupo inteiro passarão a compor uma solução de comunicação mais ampla, com o alcance incomparável de uma TV aberta que chega a 99,55% do total da população brasileira”, afirma Nobrega. E conclui: “é uma decisão extremamente corajosa começar este movimento integrado de negócios exatamente na nossa maior operação. Isto demonstra o quão claramente o grupo abraçou a filosofia de agir como uma Media Tech, com atributos essenciais como agilidade e velocidade na tomada de decisões e implantação de novos modelos. Os aprendizados a partir dessa integração, anunciada hoje, serão fundamentais em um futuro roll-out para todo o Grupo”.

Artigos relacionados

Novidades