Na quinta-feira, 28, a Globo anunciou a criação da sua Diretoria Integrada de Negócios: todas as áreas de negócios da TV aberta e das operações digitais do Grupo Globo passam a atuar de forma integrada, oferecendo soluções completas em uma única proposta de valor ao mercado anunciante. As equipes comerciais, até aqui divididas em digital e tradicional, foram unificadas e passam a atuar sob comando único. A mudança é um movimento fundamental na transformação da Globo em empresa Media Tech, para oferecer uma melhor experiência às pessoas e melhores resultados aos anunciantes.
“Mais do que juntar equipes, estamos falando em capacitá-las com novos conhecimentos e habilidades específicas de Media Tech, sem abrir mão dos atributos que elas aportam individualmente. É um processo permanente e que acontece ao longo do tempo: preserva-se o que está certo ao mesmo tempo em que se vai ajustando o modelo, em um processo ágil e veloz. O que estamos fazendo é a integração definitiva do tradicional ao digital, do BI à inteligência criativa, da inteligência artificial à criatividade humana”, declarou o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder.
Para Schroder, o objetivo maior que guia a mudança é tratar de forma integrada as necessidades das marcas e das pessoas. “A vocação desta companhia é ser um hub, o lugar onde todos se encontram, oferecendo, inclusive, oportunidades cruzadas de negócios para as marcas”.
Já integrada, a equipe comercial passa a trabalhar, a partir de hoje, em um único espaço físico, sob o comando de Eduardo Schaeffer, que terá a missão de redesenhar a área e capacitar o time com novas ferramentas e habilidades. A opção pelo seu nome para a Diretoria Integrada de Negócios se deve à sua trajetória executiva, uma carreira inteiramente construída no mundo digital – antes mesmo da sua chegada ao Grupo Globo em 2007.
“Com toda a sua experiência no digital, Eduardo Schaeffer foi a escolha natural para construir o modelo integrado e o novo perfil da equipe de Negócios, que atuará fortemente lastreada em dados. Nossa meta é oferecer uma experiência cada vez melhor, tanto para o consumidor quanto para o anunciante”, comenta Schroder. “O conceito da nossa campanha atual, ‘Globo em movimento’, reflete o espírito de transformação que nos impulsiona. Conteúdo é o nosso DNA, o nosso maior ativo, e as pessoas são o que nos move. Graças à tecnologia, hoje podemos focar não apenas na qualidade do conteúdo, mas também na experiência do público: como ele consome o que produzimos, onde consome e em que contexto. A escolha é da pessoa.”
A mudança acontece em uma semana de muitas movimentações no mercado mundial de Comunicação, com a concretização de fusões e a entrada de novos players em diferentes mercados. “Este é um momento em que todas as empresas de comunicação repensam seus modelos, mesmo aquelas que já nasceram em ambiente digital. Estamos vivendo o momento do novo e, sendo um dos maiores grupos de comunicação do mundo, estamos também nos transformando”, analisa Schaeffer.
“Passaremos a oferecer um modelo integrado, desde a concepção da oferta até a abordagem final, unindo a capilaridade de todas as plataformas digitais do Grupo Globo ao alcance incrível que só a Globo tem no Brasil, por meio de uma TV aberta de qualidade e penetração inquestionáveis. Isso vai nos permitir oferecer uma solução Globo muito mais completa”, diz o executivo. E acrescenta: “vamos unir a eficiência da nossa entrega a uma mensuração precisa e transparente de resultados em todas as plataformas, passando pela concepção do produto alinhada à mensagem das marcas. Somos, desde sempre, uma empresa orientada para a qualidade e a essa orientação se soma um profundo conhecimento de dados e do comportamento do consumidor, expresso na filosofia do ‘milhões de uns’ com quem a Globo fala diariamente”.
Dentro desse novo modelo de negócios e liderança, as funções antes exclusivas para a operação comercial tradicional foram extintas. Com isso, Marcelo Duarte deixa a companhia.
As mudanças na área de Negócios da maior operação do Grupo Globo acontecem seis meses após o anúncio do projeto “UmaSóGlobo”, feito por seu presidente-executivo, Jorge Nóbrega. O movimento tem o objetivo de transformar o modelo de negócios de todo o Grupo, sem abrir mão de seu DNA de conteúdo.
“O Grupo Globo está se transformando em uma empresa única e totalmente integrada, fortemente baseada no relacionamento direto com as pessoas. Vamos promover as melhores experiências por meio da junção de tecnologia e conteúdo, sustentados por um conhecimento profundo da jornada do consumidor e resultado de uma gestão de dados dos mais de 100 milhões de brasileiros que nos visitam diariamente. Poucas empresas de mídia do mundo têm a oportunidade que se abre para nós”, declara Nóbrega.
Três iniciativas cross, transversais a diversas empresas do Grupo, já estão sendo concluídas com sucesso: a integração da área de Esporte, no modelo de gestão e na geração de conteúdos para a TV Globo, globoesporte.com e Globosat; a unificação da área de Tecnologia, na qual 4.000 profissionais, antes divididos em várias empresas, passaram a atuar de forma conjunta para todas elas; e a criação de uma área central de inteligência e comercialização dos ativos digitais produzidos pela TV Globo, Globosat e Som Livre, projeto implementado exatamente por Eduardo Schaeffer e que continuará sob sua responsabilidade.
“Com a Diretoria Integrada de Negócios, os ativos digitais do Grupo inteiro passarão a compor uma solução de comunicação mais ampla, com o alcance incomparável de uma TV aberta que chega a 99,55% do total da população brasileira”, afirma Nobrega. E conclui: “é uma decisão extremamente corajosa começar este movimento integrado de negócios exatamente na nossa maior operação. Isto demonstra o quão claramente o grupo abraçou a filosofia de agir como uma Media Tech, com atributos essenciais como agilidade e velocidade na tomada de decisões e implantação de novos modelos. Os aprendizados a partir dessa integração, anunciada hoje, serão fundamentais em um futuro roll-out para todo o Grupo”.