A Rede Gazeta, de Vitória (ES), anunciou uma mudança na produção e distribuição de notícia. Para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, a empresa vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos.
A partir desta sexta-feira (02) o jornal Notícia Agora (Na!) será descontinuado. Já o jornal A Gazeta terá um novo site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro.
A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple.
Uma das premissas do projeto é levar, para dentro da Redação de A Gazeta, especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo para melhor servir às audiências digitais com jornalismo de qualidade multiplataforma e em tempo real. Esse grupo formará a chamada Sala de Performance e atuará em conjunto com os jornalistas, para ampliar o alcance das notícias e a fidelização de leitores/assinantes.
“O projeto TDigital reflete o que está acontecendo no mundo. A forma de se comunicar mudou e os hábitos das pessoas também. Os leitores têm, claramente, trocado os jornais impressos pela informação em tempo real, na internet. Além disso, o cenário econômico, no Brasil e no mundo, impactou muito o modelo de negócio do jornalismo profissional, o que exigiu uma mudança de posicionamento. A produção e distribuição de jornais impressos diários tornou-se inviável, além de o jornal impresso ser, hoje, um meio ineficiente de distribuir informação atualizada”, diz o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.