quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosEstudo recente revela quatro novos perfis de consumidores de TV

Estudo recente revela quatro novos perfis de consumidores de TV

À medida que os hábitos de consumo de televisão evoluem, Samsung Ads – divisão de publicidade da Samsung Electronics – conduz estudos abrangentes, envolvendo mais de 22 milhões de Smart TVs Samsung aptas a receberem publicidade, para lançar luz sobre o cenário em constante transformação da publicidade em TVs conectadas no Brasil e no México.

De acordo com a pesquisa realizada em julho, a transição do público latino da TV linear para o streaming está mudando a maneira como as pessoas consomem conteúdo. Enquanto os telespectadores de TV linear assistem regularmente a mais de quinze canais diferentes por mês, os telespectadores de streaming utilizam, em média, quatro aplicativos mensalmente. Essa competição crescente pela atenção do consumidor é uma consequência direta do aumento das opções de entretenimento disponíveis.

Com a diversificação de conteúdo, a audiência se fragmentou em nichos, plataformas e aplicativos distintos, oferecendo às pessoas a liberdade de escolher a que desejam assistir e quando desejam assistir. Esse fenômeno resultou em uma fragmentação da audiência, criando, segundo a marca, um novo tipo de consumidor: o “consumidor turista”.

Perfil do consumidor turista

Os consumidores turistas são caracterizados por sua busca constante por novidades e entretenimento que se ajustem ao seu perfil em meio a uma variedade de opções de conteúdo, ou seja, eles ficam “em trânsito” nas suas escolhas de consumo. Consequentemente, esse tipo de consumidor é mais difícil de ser encontrado, conectado e engajado. Ele vive na busca constante de alguma novidade e de uma nova oferta de entretenimento que mais se encaixe no seu perfil.

A pesquisa da Samsung Ads identificou quatro subtipos de consumidores turistas:

1 Turistas de Gênero: são ecléticos e não têm um gosto único quando se trata de conteúdo. Consomem, em média, conteúdos de cinco gêneros diferentes, sendo notícias e esportes os mais consumidos. Por exemplo, no Brasil, os fãs de terror também curtem muito programas de decoração. Já no México, os fãs desse mesmo gênero consomem também comédia e drama.

2 Turistas de Streaming: utilizam, em média, quatro aplicativos de streaming por mês e dedicam a maior parte de seu tempo a esse tipo de plataforma. Segundo os dados, são 82 horas mensais por aparelho no Brasil e 81 horas no México.

3 Turistas de Linear: esses consumidores buscam principalmente filmes, séries, notícias e eventos esportivos. Entre os mexicanos, 74% do tempo é dedicado ao consumo de canais lineares em TV aberta; já no Brasil, esse tempo aumenta, sendo 80%.

4 Turistas de Plataformas: 81% dos consumidores brasileiros e 89% dos mexicanos consomem, em média, três plataformas por mês, gastando a maior parte de seu tempo em streaming e gaming, incluindo Samsung TV Plus e aplicativos de música, e o tempo restante em canais de TV linear, sejam eles abertos ou pagos.

Essas descobertas são valiosas para as marcas e os anunciantes, que podem agora adaptar suas estratégias de publicidade aos perfis específicos do público. A Samsung Ads continua comprometida em fornecer insights que ajudem a moldar o futuro da publicidade em TVs conectadas no Brasil.

Artigos relacionados

Novidades