O Estadão mostra o que os paulistanos amam nos bairros que moram e frequentam, bem como as melhores atrações e características das demais localidades da cidade na pesquisa “Tudo de Bom São Paulo”, que o jornal publica dia 25 (segunda-feira) em comemoração aos 462 anos de fundação da Capital e que objetiva mostrar o município em toda a sua diversidade.
Realizado em parceria com a Blend New Research, empresa pertencente à holding HSR, o levantamento trará informações sobre lazer, atividades físicas, compras, cultura e entretenimento; alimentação fora de casa; mobilidade (principalmente ligada ao deslocamento para o trabalho), religião, entre outras dentro do bairro, na região e na cidade toda.
“Essa pesquisa é um conteúdo inédito sobre São Paulo e os paulistanos, mostrando detalhes e características de cada região, além da forma de o paulistano se relacionar com ela. São depoimentos de quem vive na Capital e que faz de São Paulo cada vez mais uma cidade compartilhada”, explica Lucas Pestalozzi, diretor de Negócios da Blend New Research.
A pesquisa apresenta um raio X detalhado de cada uma das cinco regiões do município, sob a ótica de seus respectivos moradores. Foram avaliadas as seguintes áreas de conhecimento: Perfil (perfil dos moradores, a influência dos imigrantes em cada bairro, o olhar das gerações); Destaques gastronômicos e opções de lazer; e Relação dos paulistanos com os shoppings centers; entre outros.
Metodologia – Como explorar cada ponto da cidade? Como descobrir suas sutilezas, e aquilo que só quem é morador sabe contar? Para solucionar esses desafios, o desenho do estudo foi planejado com diferentes técnicas e procedimentos, unindo características exploratórias e quantitativas.
Por meio do maior painel on-line da América Latina, foram entrevistadas mais de 1,5 mil pessoas, divididas nas cinco regiões da cidade, subdivididas em nove sub-regiões de forma a melhor representar localidades específicas da cidade. No total foram 463 horas de entrevistas.
Projeto multiplataforma – O Estadão, como em outros projetos nesse modelo, atuará com entregas diversas, aumentando a visibilidade do estudo. No jornal, um caderno especial tamanho standard circulará no dia 25 de janeiro (segunda-feira). Um site dedicado trará conteúdo e matérias especiais produzidas para cada bairro ou região. Além disso, a edição digital contará uma versão mobile.