Nesta quarta-feira, 30 de maio, o Estadão lançou a 4ª edição do Marcas Mais, ranking elaborado em parceria com a consultoria TroianoBranding. A publicação especial traz as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado e tem como objetivo compreender o que faz com que os consumires percebam a relevância que gera o engajamento e influencia diretamente na decisão de compra e uso e produtos e serviços.
“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores. Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.
As categorias analisadas são: alimentos industrializados, aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo, artigos esportivos, automóveis, bancos, canais de TV por assinatura, cartões, cervejas, comércio online, companhias aéreas, computadores, construtoras, cosméticos, destinos turísticos, empresas de TV por assinatura, empresas de viagem, fabricante de eletrodomésticos, lojas de roupas, operadoras de telefonia e internet, planos de saúde, poupança, redes de fast food, refrigerantes, seguradoras, universidades particulares e supermercados e hipermercados.
Além da edição premium comercializada em bancas da capital paulista a partir 30 de maio, o Guia também pode ser acessado pelo site www.estadaomarcasmais.com.br. Para assinantes e leitores, a edição diária do jornal contará com um caderno especial com os principais destaques da publicação.
Para a elaboração do Marcas Mais, foram realizadas e analisadas 11.500 entrevistas com consumidores de todo o país das classes A, B, e C do Critério Brasil, homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera, nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking.
Confira abaixo a lista dos vencedores de São Paulo da quarta edição do Marcas Mais:
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS | |
1º | SADIA |
2º | NESTLÉ |
3º | PERDIGÃO |
APARELHOS CELULARES E TABLETS | |
1º | SAMSUNG |
2º | APPLE |
3º | MOTOROLA |
APARELHOS TV E VÍDEO | |
1º | SAMSUNG |
2º | LG / SONY |
3º | PHILIPS |
ARTIGOS ESPORTIVOS | |
1º | ADIDAS |
2º | NIKE |
3º | MIZUNO |
AUTOMÓVEIS | |
1º | HONDA |
2º | CHEVROLET |
3º | VOLKSWAGEN |
BANCOS | |
1º | ITAÚ UNIBANCO |
2º | BANCO DO BRASIL / BRADESCO |
3º | CAIXA ECONÔMICA |
CANAIS DE TV POR ASSINATURA | |
1º | TELECINE |
2º | FOX |
3º | DISCOVERY CHANNEL / HBO |
CARTÕES | |
1º | MASTERCAD |
2º | VISA |
3º | VISA ELECTRON |
CERVEJAS | |
1º | SKOL |
2º | HEINEKEN |
3º | BRAHMA |
COMÉRCIO ON-LINE | |
1º | AMERICANAS |
2º | MAGAZINE LUIZA |
3º | SUBMARINO |
COMPANHIAS AÉREAS | |
1º | GOL |
2º | AZUL |
3º | LATAM |
COMPUTADORES | |
1º | APPLE |
2º | DELL |
3º | SAMSUNG |
CONSTRUTORAS | |
1º | MRV |
2º | CAMARGO CORRÊA |
3º | GAFISA |
COSMÉTICOS | |
1º | O BOTICÁRIO |
2º | NATURA |
3º | AVON |
DESTINOS TURÍSTICOS | |
1º | FERNANDO DE NORONJA |
2º | FLORIANÓPOLIS / FORTALEZA |
3º | MINAS GERAIS / NATAL / SÃO PAULO |
EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA | |
1º | NET |
2º | SKY |
3º | VIVO |
EMPRESAS DE VIAGEM | |
1º | CVC |
2º | DECOLAR |
3º | TRIVAGO |
FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS | |
1º | BRASTEMP |
2º | ELETROLUX |
3º | CONSUL /PHILIPS WALITA |
HIGIENE PESSOAL | |
1º | JOHNSON&JOHNSON |
2º | DOVE |
3º | COLGATE |
LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS | |
1º | AMERICANAS |
2º | CASAS BAHIA |
3º | MAGAZINE LUIZA |
LOJAS DE ROUPAS | |
1º | RENNER |
2º | C&A / HERING / RIACHUELO |
3º | MARISA/ TNG |
OPERADORES DE TELEFONIA E INTERNET | |
1º | VIVO |
2º | CLARO / NET |
3º | TIM |
PLANOS SAÚDE | |
1º | UNIMED |
2º | AMIL |
3º | BRADESCO SEGUROS / SULAMERICA SEGUROS |
POUPANÇA | |
1º | CAIXA ECONÔMICA |
2º | BRADESCO |
3º | ITAÚ |
PRODUTOS DE LIMPEZA | |
1º | VEJA |
2º | OMO |
3º | YPÊ |
REDE DE FAST FOOD | |
1º | BURGUER KING |
2º | MCDONALD’S |
3º | SUBWAY |
REFRIGERANTES | |
1º | COCA COLA |
2º | GUARANÁ ANTARCTICA |
3º | FANTA / SPRITE |
SEGURADORAS | |
1º | PORTO SEGURO |
2º | BRADESCO SEGUROS |
3º | ITAÚ SEGUROS / SULAMERICA |
SUPERMERCADOS | |
1º | EXTRA |
2º | CARREFOUR |
3º | WALMART |
UNIVERSIDADES PARTICULARES | |
1º | PUC – SP |
2º | MACKENZIE |
3º | FGV |