ESPM e ABRACOM realizam encontro Verso e Reverso da Comunicação Interna

A ESPM-SP, escola de negócios referência nas áreas de Publicidade, Marketing, Consumo, Comunicação e Economia Criativa, e a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM) realizam, em 21 de setembro, o 6º encontro Verso e Reverso da Comunicação Interna. O evento acontecerá no recém-inaugurado campus ESPM TECH, na Rua Joaquim Távora, 1240, na Vila Mariana, em São Paulo.

O tema da edição — Reconexões: Qual o lugar do humano na comunicação? — foi definido com base nas últimas edições do Verso e Reverso. Em 2017, o evento teve como premissa a reflexão sobre a comunicação além dos aplicativos. No ano anterior, o tema foi “Qual será o Uber da comunicação interna nos próximos anos” e abordou a necessidade de inovação para acompanhar o novo e complexo momento da comunicação.

O evento, aberto ao público, será aberto com o workshop Escutando para transformar — um caminho para lidar com as pressões cotidianas da comunicação, ministrado por Mônica Alvarenga, consultora em comunicação e coach, e Marcelo Lopez, consultor em comunicação jogos corporativos, especializado em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas.

Na sequência, será realizado o painel Tendências, sobre inteligência artificial, engajamento e inovação. Os participantes do painel são Lawrence Koo, engenheiro, pós-doutorado em Inteligência Artificial, André Luís Cardoso, gerente dos canais Collaboration and Talent Solutions na IBM Brasil, Ivan Moraes, especialista em Social Business, Redes Sociais e Colaboração, Fábio Pando, professor da ESPM, coach executivo, consultor na área de inovação de negócios, com experiência profissional na área comercial e de marketing, e Claudia Zanuso, coordenadora do grupo de trabalho de Comunicação Interna da ABRACOM.