quinta-feira, novembro 21, 2024
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EPTV estreia novos estúdios de jornalismo

No ano em que comemora 45 anos e realiza sua maior cobertura eleitoral, a EPTV, emissora de televisão do Grupo EP e afiliada Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, investe em novos estúdios de jornalismo, com estreia marcada para esta segunda-feira, dia 19 de agosto. Os cenários, mais modernos, trazem elementos visuais e tecnologia mais atualizados, como telão em LED, usado pela primeira vez nesse estúdio da emissora, que permite adequar a cena ao programa transmitido e aproximar o telespectador da notícia e em tempo real.

Idealizado pelo cenógrafo da Globo, Fernando Zerbetto, os novos estúdios buscam a unidade visual com os cenários de jornalismo da Globo. Os estúdios foram reformulados com madeira de reflorestamento, como Pinus e MDF. Ele foi desenhado para uso dos três telejornais locais da EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV São Carlos e EPTV Sul de Minas, com diferenciação nas cores do LED: amarelo para Bom Dia Cidade, laranja para EPTV 1 e azul para EPTV 2.

O novo cenário possui mais amplitude espacial, o que reforça a interação entre apresentador e repórter, aproximando a realidade da rua ao estúdio e, automaticamente, a notícia do telespectador. O amplo espaço possibilita uma movimentação no ambiente que, por meio dos novos telões, favorece uma cobertura mais detalhada e com mais clareza, com o uso de mapas interativos e entradas ao vivo, por exemplo.

Luciane Viegas, diretora de Jornalismo do Grupo EP, destaca essa aproximação com o público. “Nossos jornais já contam com a participação intensa do telespectador, como o uso de imagens gravadas pelo celular no momento exato do fato. Essa participação é cada vez mais necessária no jornalismo diário. Agora, com esse cenário, a interação está mais evidente, com mais recursos de participação e interatividade no telão, trazendo o público para dentro dos telejornais”.

Giulio Breviglieri, diretor de Tecnologia do Grupo EP, explica que o estúdio está mais tecnológico e conta com um telão de sete metros quadrados (3,5m x 2,0m). “Isso permite que os apresentadores mostrem com mais didática as informações e interajam com os repórteres que estão nas ruas, de uma forma mais evidente. Entendemos que isso aproximará o jornalista do conteúdo e da informação que precisa ser passada para o telespectador”, acrescenta.

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