terça-feira, novembro 19, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosDia Nacional da Consciência Negra na Cultura FM

Dia Nacional da Consciência Negra na Cultura FM


Neste 20 de novembro, a Cultura FM apresenta em sua programação, a cada hora, compositores e/ou intérpretes negros. São nomes que já fazem parte da nossa programação durante o ano todo, mas que neste dia estarão em destaque. Entre os compositores brasileiros que fazem parte da programação desta quarta-feira estão, Padre José Maurício Nunes Garcia, Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Dom Salvador, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Hercules Gomes e Moacir Santos. Compositores negros de outras nacionalidades também estão presentes neste dia. Entre eles estão: Joseph Bologne de Saint-Georges, Florence Price, William Dawson, Scott Joplin e William Grant Still e Samuel Coleridge-Taylor.

A programação do dia 20 também destaca intérpretes negros como, Hércules Gomes (pianista, presente no horário das 13h dedicado ao instrumento), André Watts (piano), Randall Goosby (violino), João Luiz (violão), Wynton Marsalis (trompete), Marcel Powell (violão), Laércio de Freitas (piano) e as vozes de Jessye Norman Kathleen Battle, Pretty Yende, Ella Fitzgerald e Barbara Hendricks.

O “Cultura Jazz”, às 0h do dia 20, apresenta um especial com Sarah Vaughan comemorando o centenário da cantora norte-americana. O programa traz “A Divina Sarah Vaughan” em dois shows históricos, disponibilizados pela EBU, com exclusividade, para a Rádio Cultura.

A cada hora, compositores e/ou intérpretes negros vão sendo apresentados aos ouvintes da Cultura FM em todos os programas que integram a grade da emissora entre 7h e 21h.

No dia 20, às 7h, o “Desperte com os Clássicos” abre com a composição “Abertura em ré maior”, do brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia. No “Fim de Tarde”, às 17h, por exemplo, o maestro Julio Medaglia traz compositores brasileiros do século XIX, entre eles, Padre José Maurício, Carlos Gomes e Francisco Braga.

Às 18h, o jornalístico “De volta pra casa”, traz a música instrumental brasileira produzida por compositores negros, entre eles Geraldo Pereira, Cartola e Lupicínio Rodrigues. Na sequência, às 19h, Chico Carvalho apresenta um especial dedicado aos spirituals, nas vozes das já citadas, de Jessye Norman Kathleen Battle, Barbara Hendricks e também da mezzo-soprano Florence Quivar.

O programa “Conexão Europa” (às 20h) traz um concerto gravado em setembro de 2022, na Igreja de São Lucas, em Lucerna, Suíça, e que integrou a programação do Festival de Lucerna. No repertório, o duo formado por Samuel Nebyu (violino) e Charles Abramovic (piano) interpreta somente compositores negros: Joseph Bologne de St-Georges, Samuel Coleridge-Taylor, Daniel Bernard Roumain, Henry Thacker Burleigh, José White Lafitte e William Grant Still.

A programação especial dedicada ao “Dia da Consciência Negra” se encerra com o programa “O que há de Novo”, às 23h. Nele, o crítico musical e jornalista João Marcos Coelho apresenta o trabalho da pianista Rebeca Omordia, que nos últimos anos vem garimpando a produção musical clássica no continente africano, de acordo com Ormodia, “A África é um continente diverso, onde cada país tem grupos étnicos que falam centenas de línguas diferentes e possuem culturas diferentes. Quando compõem música clássica africana, os compositores usam ritmos e melodias características de seus grupos étnicos, embora escrevendo no idioma ocidental clássico”.

Artigo anterior
A Linea Alimentos acaba de anunciar sua nova Diretora de Marketing, Trade Marketing e Key Account: Silvia Rodrigues. A executiva, que acumula mais de 20 anos de experiência em grandes organizações do setor, chega com a missão de fortalecer o posicionamento da marca e seu crescimento, impulsionar a Hummm! Snacks, além de reforçar a integração das áreas de marketing, trade e comercial dentro da Linea. “Nosso objetivo é ampliar a presença da Linea e aumentar a sua força no mercado de alimentação saudável. Queremos estar presentes em todos os momentos do consumidor, ajudando na prevenção e redução de riscos à saúde ao longo dos anos. O mercado de alimentação saudável está em plena transformação, e acreditamos que o nosso papel é atender a essa demanda de forma inovadora e sustentável.”, destaca Silvia. A executiva acumula passagens por marcas renomadas como Lactalis, General Mills, Alpargatas, Nestlé e Unilever. Ao longo de sua trajetória, ela liderou projetos estratégicos, como o relançamento de Magnum no Brasil, fortalecimento de Fruttare, ambas marcas de Kibon sorvetes, a reestruturação do posicionamento da Mizuno na Alpargatas e Yoki na General Mills. Na Parmalat, em 2023, comandou a campanha de Whey Fit com atletas olímpicos como Rebeca Andrade e Alisson dos Santos, trazendo visibilidade à marca no cenário esportivo, incentivando o público a ter hábitos saudáveis. Na Linea, Silvia pretende agregar uma visão estratégica 360º ao plano estratégico da marca, com desenvolvimento de produtos, planos de comunicação e iniciativas de trade marketing e vendas, capitalizando sua ampla experiência no setor de bens de consumo de dezenas de categorias. Com isso, busca fomentar a presença da marca no ponto de venda, criando sinergia entre as áreas comerciais para maximizar a visibilidade e a conversão nos canais de distribuição
Artigos relacionados

Novidades