Que mãe nunca foi julgada? Seja pelo tipo de parto, por voltar ou não ao trabalho após o nascimento do bebê, por não conseguir amamentar, ou manter o aleitamento por tempo prolongado, por deixar o filho na creche, com a babá, na escola… São tantos julgamentos que a Crescer, da Editora Globo, realizou uma enquete online com seus leitores perguntando quem já havia sofrido com um olhar torto em algum momento na vida pós-filhos. Como 100% dos pais (pasmem!) disseram que sim, nasceu a campanha #julguemenos #apoiemais. “Se a mãe optou pelo parto normal, ela é julgada, se não optou é vítima dos comentários alheios. E ninguém nem pergunta o motivo daquela opção. O julgamento ocorre sem contexto e sabemos que ninguém está livre de acusação”, diz a diretora de redação da Crescer, Daniela Tófoli.
A ideia da campanha é chamar a atenção não só das mães que julgam umas às outras, mas também de todas as pessoas que apontam o dedo para os pais sem saber o que está por trás de suas decisões. “Já vínhamos pensando em como poderíamos amenizar essas críticas e dar apoio a todos esses pais que sofrem com isso. O start para o lançamento desta ação veio após uma mãe americana ter sido vítima de um verdadeiro linchamento digital”, conta Daniela. A norte-americana Molly Lensing estava sentada no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, usando o celular enquanto o seu bebê, de 2 meses, estava deitado sobre um pano no chão. A imagem rodou o mundo e levou os internautas à loucura. “Como pode uma mãe fazer isso?”, “Ela deixou a criança largada enquanto manda mensagens pelo celular”, diziam os comentários. Porém, dias depois, a real história veio à tona quando a companhia Delta Airlines divulgou uma nota se responsabilizando pelo ocorrido e disse que devido a uma séria de falhas operacionais no sistema de informática, vários passageiros tiveram que enfrentar longas esperas no aeroporto, como aconteceu com Molly, que usava o celular para pedir ajuda (confira história completa aqui).
A campanha da Crescer conta com depoimentos de mães, celebridades, vídeos, entrevistas e mostra que todas elas, de um jeito ou de outro, estão sempre em busca do que acreditam ser o melhor para os filhos. Cada mãe tem a sua história e os seus motivos, #julguemenos #apoiemais!