Resultado de sucessivas iniciativas voltadas à discussão de temas relacionados ao universo ESG, o CNN Sustentabilidade chega à programação da CNN Brasil no dia 27 de julho, sábado, com apoio da Ambipar, líder em gestão ambiental. O programa está sob a hub da CNN Lab, que se dedica a buscar potenciais interessados em investir em projetos especiais multiplataforma e formatos diferenciados.
A Ambipar é especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências envolvendo acidentes com produtos químicos e poluentes que afetam a saúde, o meio ambiente e o patrimônio.
“Nosso papel com o CNN Lab é oferecer ao mercado oportunidades de negócio que vão além da mídia tradicional. Neste caso, oferecemos à Ambipar um projeto de conteúdo que destaca temas relacionados à sustentabilidade, que já é pauta prioritária de muitas iniciativas da CNN Brasil”, diz a diretora de Marketing da CNN Brasil, Mariana Cantarelli.
A série dá voz aos maiores especialistas no assunto, aqui e lá fora, e apresenta soluções adotadas em diferentes cidades do mundo para acelerar as transformações necessárias ao planeta, com consciência e responsabilidade social.
A apresentação é do âncora Márcio Gomes, com participação fixa de Pedro Côrtes, primeiro analista de clima e meio ambiente contratado sob tal denominação por uma TV no Brasil. O título reforça realizações da CNN Brasil no segmento, como a série Amazônia, as edições do CNN Talks sobre Cidades Inteligentes, COP 30 e Economia Verde. Ratifica ainda a cobertura do dia a dia voltada ao meio ambiente, da legislação aos desastres provocados pela crise climática, e se estende ao olhar do canal sobre as conquistas de Paris nesse contexto, em função dos Jogos Olímpicos.
Nesta primeira temporada, o CNN Sustentabilidade conta com seis episódios, a serem exibidos nas noites de sábado, às 22h45. Em foco: como podemos criar uma sociedade saudável, planejar uma economia sustentável e descobrir maneiras de manter nosso planeta verde, sublinhando a vantagem que o Brasil exerce mundialmente para liderar esse cenário.
Recente pesquisa realizada pela plataforma PinOn para a CNN Brasil aponta que o público que consome notícias nas plataformas da marca tem mais conhecimento e interesse que a média da população em temas relacionados à sustentabilidade, seja pela TV, pelo canal o YouTube ou pelos perfis da CNN Brasil nas redes sociais.
CNN Sustentabilidade discutirá a crise climática, a resiliência das cidades, a transição energética, a economia circular, a água e o potencial da Amazônia. O recente caso das enchentes do Rio Grande do Sul deixou claro que planejamento, políticas públicas e visão transversal são essenciais para transformar os espaços urbanos.
Uma extensa lista de especialistas compõe o time ouvido no programa, a começar pela ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, além da cientista Bruna Pavani, doutora em Ciências e pesquisadora do Instituto Internacional para Sustentabilidade; a diretora-executiva do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen; Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática; o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini; Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica; Samuel Barreto, gerente nacional de água da The Nature Conservancy; o secretário do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco; e Guilherme Brammer, CEO da Boomera, startup que cria soluções inteligentes e de impacto social para redução de resíduos pós-consumo.
Diretamente de Paris, a correspondente da CNN Brasil, Priscila Yazbek, vai detalhar as transformações motivadas pelos Jogos Olímpicos quanto aos conceitos de sustentabilidade ambiental e social. É promissor o legado a ser deixado pelo evento para a capital francesa, coroado pelo audacioso projeto que permitiu a volta do rio Sena às condições de banho, após mais de um século de poluição.
Da China, o correspondente sênior Américo Martins mostra o esforço para a criação de uma matriz mais limpa, que aumentará em 88% a participação das energias renováveis até 2050. De Extrema, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, o repórter Renan Fiuza exibe o projeto Conservação das Águas, que atua no replantio de Mata Atlântica como forma de preservar nascentes. De Buenos Aires, a correspondente Luciana Taddeo apresenta uma cooperativa de reciclagem sem cheiro de resíduos, que conta com participação efetiva dos moradores. E de Nova York, o próprio Márcio Gomes relata como a cidade vem servindo de exemplo mundial na criação de leis que obriguem a sociedade a levar a sério as cada vez mais frequentes catástrofes climáticas.
CNN Sustentável – Sábados, às 22h45, e domingos, às 18h45 (horário alternativo) na CNN Brasil.