quinta-feira, janeiro 23, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosCNN NO PLURAL aborda inclusão de gênero no esporte

CNN NO PLURAL aborda inclusão de gênero no esporte

Na semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+, programa traz estudo inédito sobre práticas esportivas da comunidade

A importância de iniciativas para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no esporte é o tema do CNN NO PLURAL desta quarta-feira (29/06).

Conectado aos assuntos do mês do Orgulho LGBTQIA+ e na mesma semana em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o programa aborda as várias facetas da participação esportiva para a comunidade. CNN No PLURAL é exibido durante o noticiário Prime Time, na CNN Brasil.

Um levantamento a partir de aproximadamente mil entrevistas sobre a participação de integrantes da comunidade LGBTQIA+ no esporte, feito pelo Nix Diversidade, com apoio da Nike, traz dados relevantes e que jogam mais luz para discussões sobre o assunto.

Por exemplo, 80,2% da comunidade LGBTQIA+ consideram o esporte muito importante, porém 42,8% não têm acesso a ele. De acordo com a pesquisa, 63,5% dos entrevistados relataram que já foram discriminados ou presenciaram algum membro da sua comunidade sendo discriminado ao praticar esporte.

Ainda segundo o levantamento, 63,5% das pessoas entrevistadas relataram que já foram discriminadas ou presenciaram algum membro da sua comunidade sendo discriminado ao praticar esporte.

A reportagem foca no tema da inclusão nos esportes, com destaque para coletivos de torcidas e outros meios de amparo a pessoas que sofrem opressão em um meio abertamente preconceituoso, como o futebol. O objetivo principal é dar visibilidade às ações sociais e aos atletas da comunidade, demonstrando como o preconceito na profissão afeta a vida pessoal e a sua carreira.

Um dos personagens entrevistados é William De Lucca, líder do coletivo de torcida Palmeiras Livre, que surgiu em 2013. O coletivo se encontra nos jogos e marca presença em eventos e ambientes de combate à homofobia.

Outra entrevistada é Tifanny Abreu, mulher trans e atleta do time feminino do Bauru, do interior do estado de São Paulo.

O Fadas, primeiro time de handebol de São Paulo formado por atletas da comunidade LGBTQIA+, também é abordado na reportagem.

Artigos relacionados

Novidades