A menos de 60 dias para a estreia no país, confirmada para novembro, o Times Brasil | CNBC contrata mais dois nomes para apresentação dos seus telejornais: Renan de Souza e Rafael Ihara. Os dois serão âncoras na programação de notícias do canal que ocupará mais de 15 horas por dia.
Renan de Souza tem vasta vivência no telejornalismo brasileiro com foco em política internacional executando, durante onze anos, as funções de head da editoria de Internacional do SBT e de analista internacional da CNN Brasil. Com a experiência de ter visitado mais de 70 países, possui mestrado em relações internacionais na Inglaterra.
Renan foi reconhecido pela ONU como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, em 2020 e 2024.
Autor de artigos acadêmicos com publicações globais, escreveu o livro Private Military Companies And The Outsourcing Of War, que se tornou best-seller na categoria de política internacional. Hoje, ele também atua como advisor para assuntos de comunicação do governo da Arábia Saudita.
“Minha carreira sempre esteve voltada para a compreensão das dinâmicas internacionais e seus impactos. Integrar a CNBC no Brasil, a maior referência global em jornalismo de negócios do mundo, é a oportunidade ideal para aprofundar essas análises e contribuir para que o público entenda melhor os eventos que moldam o cenário político e econômico mundial”, afirma Renan.
Mais um nome contratado da nova emissora de TV do Brasil, licenciada do maior canal de negócios do planeta, é o jornalista Rafael Ihara. Sua trajetória profissional em televisão ocorreu toda na Rede Globo durante quase seis anos.
Formado pela Universidade de São Paulo, a USP, se destacou como repórter cobrindo intensamente o dia a dia da região metropolitana de São Paulo. Rafael produziu centenas de entradas ao vivo e de reportagens para os principais telejornais da Globo, incluindo o Jornal Nacional, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil.
Em dezembro de 2023, passou a liderar uma equipe de produção de conteúdo focado em economia e negócios, em uma das maiores assessorias de marketing e comunicação do país. “O convite para fazer parte do time da CNBC reacendeu o ‘bichinho de televisão’ que estava adormecido dentro de mim desde que pedi para sair da Globo no ano passado”, conta Rafael. “Foi fácil dizer ‘sim’ para uma proposta tão inovadora e inspiradora, que dialoga com o que acredito para o futuro da sociedade. Já estou contando os minutos para voltar às telas, ao lado de uma equipe incrível”, acrescenta.
O CEO e fouder da CNBC no Brasil, Douglas Tavolaro, destaca a importância dos dois talentos à frente da programação. “Renan e Rafael são referências em uma nova geração de jornalistas brasileiros. São profissionais sérios, competentes e realizadores, que inspiram muitas pessoas. Eles são uma prova de que nossa empresa também deseja apostar em novos valores”.